10 opções de chás para infecção urinária

0 217

Causada por bactérias que se instalam na bexiga e até nos rins, a infecção urinária é muito comum, tanto para homens quanto para mulheres. É um incomodo terrível que causa muita dor nas pessoas, porém, há alguns meios alternativos e naturais que podem resolver este problema. O uso de chás para infecção urinária é uma boa forma para complementar o tratamento desta doença, já que podem aumentar o efeito dos remédios receitados, assim como aliviar os sintomas mais rapidamente.

Os sintomas mais comuns da infecção urinária são a ardência ao urinar, sensação de urgência e bexiga cheia, urina com cor escura e, nos casos mais graves, até com sangue.

Os métodos naturais são considerados milenares. Complementa aquele ditado que: na natureza está a cura da humanidade. Alguns chás para infecção urinária mais usados são os que tem ação antimicrobiana, ou seja, aqueles que auxiliam na eliminação dos microrganismos que estão causando a infecção, além dos diuréticos, que auxiliam na produção de urinas.

Opções de chás para infecção urinária

1 – Manjericão

10 opções de chás para infecção urinária
(Foto: FreePik)

O manjericão é considerado um bom aliado no combate às bactérias da infecção urinária. Ele tem um componente chamado eugenos que tem propriedade anti-inflamatória e tem uma ação inibitória sobre o crescimento bacteriano.

2 – Carqueja

(Foto: FreePik)

A carqueja está na listas dos mais populares chás para infecção urinária. Ela é uma planta poderosa e tem propriedade diurética, o que auxilia na limpeza das vias urinárias. É considerada um anti-inflamatório natural.

3 – Salsinha

10 opções de chás para infecção urinária
(Foto: FreePik)

A salsinha é carminativa, ou seja, capaz de controlar gases dos intestinos ou combater a flatulência, diurética, tônica e laxante, atuando nas cólicas, inflamações dos rins e vesículas. Dentre suas propriedades estão as vitaminas A, C e K, que são benéficas para o metabolismo e bom funcionamento das glândulas suprarrenais e tireoide.

4 – Dente de leão

10 opções de chás para infecção urinária
(Foto: FreePik)

O dente-de-leão é uma planta muito nutritiva, sendo que seus principais componentes incluem fibras, vitaminas A, B, C e D, proteínas e minerais, incluindo o potássio. Esta planta tem efeito diurético, que ajuda a eliminar a urina mais rapidamente antes que as bactérias se reproduzam.

5 – Cavalinha

(Foto: FreePik)

A cavalinha é um dos diuréticos naturais mais conhecidos ao redor do mundo e, por esse motivo, pode ser uma boa aliada no tratamento da infecção urinária, já que facilita a eliminação dos micro-organismos responsáveis pela infecção. Segundo as investigações realizadas, essa ação da cavalinha está relacionada com a presença de uma importante substância diurética, a equisetonina.

6 – Cranberry

10 opções de chás para infecção urinária
(Foto: FreePik)

Muito comum em países mais frios é uma frutinha aliada no tratamento caseiro para infecção urinária. Ela contem compostos chamados proantocianidinas, que apresentam ação inibitória sobre o crescimento de bactérias que ocasionam a infecção urinária. Seu chá age diretamente na parede do trato urinário, portanto é considerado um dos chás para infecção urinária poderosos.

7 – Bucho

10 opções de chás para infecção urinária
(Foto: FreePik)

As folhas de bucho apresentam atividade diurética e antimicrobiana que parecem ajudar a combater os micro-organismos que causam infecção do trato urinário, além de aumentar a quantidade de urina.

Estudos comprovam que algumas das propriedades da planta do bucho foram atribuídas ao seu óleo essencial, que é produzido maioritariamente nas folhas. Isso porque, o óleo é capaz de ser absorvido no estômago e, depois, é liberado nos rins, onde se junta com a urina e promove uma “limpeza” interna das vias urinárias.

8 – Cabelo de milho

O chá de cabelo de milho também conhecido como barba, complementa os chás para infecção urinária. Ele é um excelente remédio caseiro e atua diretamente na eliminação das toxinas do corpo, por isso é diurético e auxilia na eliminação de microrganismos dos sistema urinário. Nele há concentrações de taninos, terpenoides e alcaloides, que lhe conferem boas propriedades antimicrobianas.

9 – Abacateiro

10 opções de chás para infecção urinária

Na infecção urinária ele age como um remédio natural, isto porque as folhas do abacate contêm propriedades anti-inflamatórias, cicatrizantes e bactericidas. O chá de abacate é diurético, ajudando a combater a retenção de líquidos, em zonas como a barriga e as pernas, diminuindo assim o inchaço.

10 – Chá de Hidraste

O hidraste contem substâncias como hidrastina e berberina, que têm ação antimicrobiana e anti-inflamatória, além de existirem também alguns estudos que apontam que a berberina pode até impedir que algumas bactérias, especialmente a E. coli, consigam grudar nas paredes do sistema urinário, sendo mais facilmente eliminadas.

Como preparar os chás?

Os chás para infecção urinária são feitos em casa e geralmente o preparo consiste em separar as folhas destas ervas poderosas dentro de uma chaleira com aproximadamente um litro de água.

Após levantar fervura e obter uma cor semelhante a de chá você deve reservar numa jarra de vidro. É recomendado guardar na geladeira e ir tomando durante o dia. No entanto, os chás nunca devem substituir a orientação do médico, especialmente quando estão sendo utilizados antibióticos.