Também conhecido como estrela de anis, a especiaria anis-estrelado é feita a partir do fruto de uma espécie de árvore da Ásia e que conquistou o restante do mundo. Ele é muito utilizado na gastronomia, pois oferece um sabor mais adocicado a algumas preparações.
As sementes dessa planta têm o formato de estrela e são superaromáticas, devido a um componente específico, o anetol, que é responsável por este aroma e sabor anisado de algumas plantas como a erva-doce, funcho e plantas do anis. Este traz vários benefícios à saúde das pessoas e está incluso no composto das ervas medicinais e terapêuticas.
Benefícios do anis-estrelado

- Possui função anti-inflamatória: esse é um benefício causado pelo anetol
- Possui efeito antisséptica: o chá de anis-estrelado tem forte ação contra vários microrganismos, também causadas pelo anetol
- Auxilia na digestão: o consumo do chá desta especiaria logo após as refeições, auxilia na digestão e evita o acúmulo de gases.
- Tem função diurético: seu chá atua diretamente no processo de filtração e absorção de água, o que intensifica no fluxo urinário.
- Tem função calmante: possui em sua composição a vitamina B, que age diretamente no cérebro e melhora o sistema nervoso, promovendo a sensação de relaxamento.
- Auxilia nas dores de cabeça: o anis-estrelado tem um efeito analgésico que age diretamente na diminuição das dores na região da face
- Oferece qualidade de sono: devido à capacidade indutora do sono, o anis-estrelado proporciona melhora e promove a sensação de bem-estar.
- Diminui dores abdominais: o mesmo efeito do analgésico desta especiaria contribui com a diminuição de gases, ou seja, diminui as dores abdominais.
- Auxilia no tratamento da gripe: devido ao ácido xiquímico, que é uma substância utilizada na indústria farmacêutica que produz o remédio antiviral Tamiflu, o consumo dessa especiaria colabora na prevenção de infecções causadoras de vírus como Influenza A e B da gripe.
- Controla o nível de pressão arterial: um benefício marcante do anis-estrelado está no controle da pressão sobre o coração, pois seu chá ajuda o órgão que nos faz viver funcionar bem.
- Fortalece a imunidade: assim como a maior parte das plantas aromáticas, o anis-estrelado tem ação antioxidante por conta dos fenólicos em sua composição o que colabora no fortalecimento do sistema imune e elimina radicais livres que interferem nesse funcionamento do corpo.
- Melhora o hálito: o anis-estrelado faz parte da fórmula de diversas pastas de dente pelas suas propriedades antibacterianas, por isso, ele também pode ser mastigado para afastar germes e meu hálito.
- Tem função repelente: a versão do óleo essencial desta planta tem ação inseticida e repelente contra alguns tipos de insetos, mesmo como moscas, baratas e besouros.
Como usar?
Assim como outra planta ou especiaria em formato de caule, o anis-estrelado é usado seco em algumas preparações culinárias. Ele é bem versátil e pode ser usado, como dissemos acima, tanto em pratos doces quanto salgados.
Seu sabor é aromático e se você não gosta da versão quente, tipo chá, pode sem problemas, colocar um pouco do anis-estrelado na garrafa de água da geladeira. Ele deixará ela mais saborosa.
Há também a versão do anis-estrelado em formato de óleo natural. Este pode ser encontrado em farmácias, supermercados e algumas lojas de produtos naturais e são indicados para tratamentos de pele e pequenos cortes, pois como citamos, têm função antibacterianas.
Como fazer o chá de anis-estrelado?

Para fazer o chá de anis-estrelado, você deve seguir o passo a passo:
- Separe duas gramas de anis-estrelado para 250 ml de água e coloque numa chaleira
- Após levantar fervura, tampe e deixe o chá repousar por 10 minutos
- Retire o anis e deixe amornar mais até o ponto de consumi-lo
- Se preferir, acrescente uma rodela de limão ou laranja para melhorar ainda mais o sabor do chá
Anis-estrelado tem alguma contraindicação?
Sim. Pessoas que possuem gastrite, úlceras e problemas gastroduodenais tem de evitar o consumo do anis-estrelado. Mesmo como grávidas e lactantes não devem consumir o chá desta erva medicinal. Para qualquer informação a mais, consulte um médico especialista.
Vale reforçar que, se consumido em excesso, os efeitos colaterais do anis-estrelado incluem náuseas, vômitos e reações alérgicas na pele e respiratória. Portanto, lembre-se de usar essa planta medicinal poderosa (e todas as outras) de maneira equilibrada, ou seja, de uma a três vezes ao dia.