Avocado toast: 5 receitas para você se deliciar

0 247

Um aliado na alimentação saudável, o abacate se tornou mais presente na mesa dos brasileiros. Ele pode ser um substituto riquíssimo da manteiga e tem até muito mais benefícios para a saúde do que ela. Um alimento que independente de salgado ou doce combina super com o paladar. Nossa dica de hoje será 5 receitas de avocado toast para você se inspirar e, obviamente, se deliciar.

Avocado toast: o que é?

A avocado toast é um tipo de prato para brunch ou refeições curtas, servido aberto que consiste em ter uma pão torrado com abacate por cima com especiarias. Estas, por sua vez, podem ser infinitas, e o próprio abacate também pode apresentar diferentes texturas – amassado, cortadinho ou em fatias. Fica a critério da sua criatividade.

Diferença: abacate e avocado

A diferença entre abacate e avocado é mínima e que você vai perceber à primeira vista.  O abacate, por exemplo, costuma ser pelo menos duas vezes maior. Já às cascas, a do abacate é verde, mais fina e lisa, enquanto o avocado tem casca marrom, dura e rugosa. O sabor e a textura diferem pouco: o avocado é levemente menos doce e tem consistência mais firme

Benefícios

O abacate ou avocado tem inúmeros benefícios à saúde. Um deles está na alta ingestão de potássio, que reduz a pressão sanguínea. Ele também tem um alto teor de gordura alimentar do abacate é uma das principais características desta fruta.

Receitas de Avocado Toast

1 – Avocado toast com ricota

Avocado toast: 5 receitas para você se deliciar

Como dissemos acima, o que dará o tempero para seu avocado toast são as especiarias usadas para temperar o abacate. Nesta receita você pode temperar o abacate com um fio de azeite, sal e orégano. Esta será a base da sua pastinha de abacate. Já para fazer o creme de ricota você vai precisar de:

Ingredientes

  • meia xícara de chá de ricota esfarelada
  • 2 colheres de sopa de requeijão cremoso
  • 1 colher de sopa de leite integral
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de pimenta-do-reino

Dica de toast: pão de forma tostadinho na frigideira com azeite (esta será sua torrada para compor o prato)

Avocado: como dissemos acima, amasse bem e tempere com azeite sal e orégano.

Preparo: num recipiente misture todos os ingredientes do patê de ricota e reserve. Assim que o pão ficar mais torradinho, coloque a pastinha de abacate já temperada por cima e acrescente o patê de ricota. Se preferir, coloque tomates cereja cortadinho ao meio por cima e deleite-se.

2 –  Avocado com ovo pochê

Avocado toast: 5 receitas para você se deliciar

O ovo pochê tem todo um contexto dentro da culinária básica. Ele é feito com muita cautela e cuidado e tem um resultado incrível. Na receita de avocado toast, ele tem uma finalização deliciosa que complementa o prato, pois a gema quando estourada entra em contato com o abacate e dá um sabor incrível. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 litro de água
  • 50 ml de vinagre

Dica de toast: caseiro com oito grãos tostadinho no azeite ou manteiga

Avocado: tempere com sal, azeite, pimenta do reino e limão

Preparo: numa panela em fogo baixo coloque a água e o vinagre. Quando a água estiver quente, faça movimentos giratórios na água com um batedor arame e coloque 1 ovo na panela de cada vez. Deixe os ovos cozinharem por mais ou menos 4 minutos. Retire os ovos da panela e coloque em uma tigela com água fria para parar o cozimento e tirar o gosto de vinagre. Transfira para um prato e reserve. Monte o pão, o creme de avocado e por cima, adicione o ovo pochê. Peneire um pouco de pimenta do reino por cima e sirva.

3 – Receita de abacate com cream cheese

Avocado toast: 5 receitas para você se deliciar

O cream cheese conquistou os brasileiros, isso é fato. A combinação desse creme de queijo é de derreter qualquer paladar. A combinação desse ingrediente supercombina com o avocado toast porque ele dá o toque final ao prato. Uma dica que damos é acrescentar peito de peru ou presunto na receita para se tornar um brunch completo. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 2 colheres de cream cheese
  • Peito de peru
  • Sal
  • Pimenta do reino

Dica do toast: pode ser pão francês tostadinho na sanduicheira elétrica ou frigideira com manteiga

Avocado: pode ser cortado em tirinhas e temperado com sal, azeite e gotas de limão

Preparo: para dar um toque mais quente dessa refeição, você pode colocar duas fatias de peito de peru na frigideira e por cima, colocar as colheres de sopa de cream cheese, junto do sal e pimenta do reino. Tampe por 1 minuto e acrescente por cima da torrada já com a pastinha de avocado temperada. Finalize com dois tomatinhos cereja por cima do prato.

4 – Tomate e ovos mexidos

Avocado toast: 5 receitas para você se deliciar

Mais uma receitinha clássica de avocado toast que serve tanto para o brunch quanto para qualquer ocasião do dia. Além da pastinha de avocado temperadinha do jeito que você preferir, aqui você pode adicionar os ovos mexidos que darão uma base mais reforçada ao prato. O tomatinho é, literalmente, a ‘cereja do bolo’, ou seja, da um complemento a mais nessa degustação.

Ingredientes

  • 2 ovos
  • Sal
  • orégano
  • Pimenta calabresa
  • Tomatinho cereja

Dica de toast: pão caseiro tostado na frigideira com um fio de azeite

Avocado: como os ovos serão mexidos, você pode fazer o avocado amassadinho com sal, azeite e limão.

Preparo: numa frigideira coloque um fio de azeite e espere esquentar um pouco. Acrescente os ovos, sal e a pimenta calabresa e mexa até ficar consistente. Coloque os ovos encima da torrada já com a pastinha de avocado. Finalize com os tomatinhos cereja e polvilhe orégano para deixar o prato mais atraente.

5 – Avocado com cogumelos shitake e rúcula

Essa é uma receita que cativa os veganos. Além do avocado toast clássico, o sustento desse brunch será acrescentando pelos cogumelos shitake. A rúcula é a alternativa perfeita para fechar o paladar deste prato.

Ingredientes

  • Cogumelos shitake
  • Azeite
  • Shoyu
  • Sal

Dica de toast: pão sete grãos com gergelim tostadinho com azeite na frigideira

Avocado: amassadinho temperado com limão, sal e azeite.

Preparo: em uma frigideira coloque azeite, shitake e o shoyu, mexa bem e deixe fritar levemente por 3 minutos. Acrescente essa mistura por cima do avocado. Finalize com folhas de rúcula por cima e deleite-se.