Banho de assento: pra quê serve e como preparar

0 407

Uma técnica milenar que reúne a cura através de uma bacia com água e especiarias. O banho de assento é e foi muito utilizado pelas nossas ancestrais e tem um poder maravilhoso e direto no tratamento das partes íntimas.

O banho de assento nada mais é do que sentar por alguns minutos com a região perineal em uma bacia grande.  Por ser um preparo antigo, o banho de assento é passado de geração para geração e se feito corretamente não há erro. Ele pode aliviar coceiras na vagina, ardência e vermelhidão e até ser bom para a candidíase. Porém, recomendamos consultar com seu médico ginecologista sobre o uso dele.

Benefícios do banho de assento

  • Controla o corrimento
  • Alivia coceiras e irritação vaginal
  • Combate herpes
  • Combate infecções
  • Combate hemorroidas

Pra quê serve?

Como citamos acima, o banho de assento é uma receita de vó não atoa. Antigamente, a medicina ainda não era tão avançada e muitas mulheres se viraram com o poder de ervas naturais. O banho de assento entra nessa lista de prevenções e até tratamentos de algumas infecções. Sabe-se que demorava meses para um médico aparecer na cidade e isso fazia com que as mulheres se prevenissem.

O uso da água morna com algumas substancias que equilibram o pH da região vaginal, evitam a proliferação de bactérias e fungos. A água deve estar morna para que haja melhor resultado.

Passo a passo para o banho de assento

Banho de assento: pra quê serve e como preparar

  1. Em uma panela grande, ferva de 3 a 4 litros de água.
  2. Deixe esfriar e assim que tiver um pouco morna, passe essa água para uma bacia. esterilizada e acrescente o conteúdo/substância (daremos dicas abaixo).
  3. É necessário que tenha água para cobrir as partes íntimas por alguns minutos, certifique-se disso.
  4. Após a lavagem normal durante o banho, sente-se na bacia e aguarde por até 5 minutos (tempo máximo que a água irá esfriando).
  5. Enxugue no método apalpando com a toalha e pronto, você acabou de fazer um banho de assento.

Tipos de banho de assento

1 – Com vinagre de maça

Com propriedades antissépticas, o vinagre de maçã entra como uma das substâncias muito utilizadas no banho de assento, pois é um grande aliado no reequilíbrio do pH vaginal. Ele é fundamental na hora de combater os microorganismos causadores de infecções como a candidíase, por exemplo, na região perineal. Fazer o preparo deste banho colabora também no alívio de sintomas como a cistite, que é uma inflamação na bexiga.

2 – Banho com camomila

A camomila é uma erva natural que tem infinitas propriedades, dentre elas, a calmante e anti-inflamatória. É muito usada no alívio de coceira, irritação e até mesmo para a candidíase, principal doença causada na região da vagina. Se você tiver com alguma assadura, faça o uso desse banho para aliviar. É ótimo!

3 – Banho para corrimento

Nem sempre, o corrimento vaginal é sinal de doença. Alguns casos pode ser de relações sexuais e até pode ser causado por má higienização na região da vagina. O corrimento é normal e poderá variar durante o ciclo menstrual. É a única maneira de distinguir a fase do ciclo menstrual. Corrimentos vaginais anormais diferem em cor, consistência, cheiro ou quantidade em comparação ao corrimento normal.

É importante saber qual o agente causador do corrimento, portanto, é necessário consultar um médico. Mas, se você quiser fazer um banho de assento para diminuir, invista em soluções antissépticas ou anti-inflamatórias enquanto não se faz o diagnóstico.

4 – Banho de assento para hemorroida

As hemorroidas geralmente são causadas por esforço durante evacuações, por obesidade ou gravidez. É causada por umas veias inchadas e inflamadas no reto e no ânus e causam sangramento. Para isso, recomendamos o banho com algumas soluções anti-inflamatórias ou cicatrizantes como o permanganato de potássio que é uma substância antisséptica com ação antibacteriana e antifúngica. Ele é vendido em farmácias.

5 – Como tratar candidíase com banho de assento?

Causada por fungos, a candidíase é uma infecção na região genital. Normalmente ela aparece quando há um enfraquecimento do sistema imunológico. Pode também se desenvolver através de relações sexuais como também não. Porém, é uma doença muito antiga e que pode ser aliviada com o banho de assento com bicarbonato de sódio.

Além de ajudar a alcalinizar o pH da vagina mantendo-o em cerca de 7.5, esse banho dificulta a proliferação das espécies de Cândida, principalmente Candida albicans, que é a principal espécie associada a essa doença.