Barriga pós-parto: dicas de como reduzir a flacidez

0 200

A gravidez é um momento muito esperado na vida de algumas mulheres. Gerar uma vida por nove meses tem uma mistura de sentimentos. A ansiedade de como será o rostinho do filho até o seu renascimento como mãe. Estas são algumas das expectativas da vida da mulher que gere. E, logo após o nascimento do bebê, ela passar a ter que trabalhar a autoestima com mais afinco e começa a etapa de realizar-se consigo mesma. Um dos primeiros passos para ela se conectar está em voltar ao corpo, mais precisamente da flacidez que a barriga pós-parto apresenta.

É normal ter flacidez na barriga pós-parto?

Barriga pós-parto: dicas de como reduzir a flacidez
Além da flacidez, a cicatriz da cesariana acompanha a mulher que virou mãe (Foto: FreePik)

A flacidez na barriga pós-parto é causada, muitas vezes, pela diástase abdominal, que é nada mais do que o afastamento dos músculos do abdômen e do tecido conjuntivo da região. O problema causa desconforto e costuma afetar drasticamente a autoestima feminina. Mas, não é motivo de pânico e, seguindo algumas dicas, é possível você diminuir a flacidez causada na barriga pós-parto.

Como reduzir a barriga pós-parto?

Logo após o nascimento do bebê a vida das mulheres viram de ponta cabeça, literalmente. A prioridade se torna a criança e, muitas vezes, não sobra tempo de organizar uma estrutura que cause o bem-estar feminino. Porém, há algumas coisas a se fazer para auxiliar no processo estético daquele incômodo, que é a flacidez da barriga pós-parto. Veja algumas dicas:

Foque na boa alimentação

A barriga costuma ficar flácida no pós-parto por conta do efeito sanfona, que aumenta e diminui o tamanho da barriga em um período curto de tempo. Uma boa alimentação para se livrar da barriga pós-parto também acaba refletindo em bons nutrientes para o seu bebê através da amamentação. Além de oferecer energias para você se preparar para a próxima etapa.

Atividades físicas

A atividade física pode te ajudar a recuperar a força abdominal e a forma física. Você se exercitando, mesmo com o bebê de colo, conseguira o quanto antes atingir seu objetivo que é: reduzir a flacidez da barriga pós-parto. Recomendamos o acompanhamento de um profissional para orientar na rotina de exercícios além do aval do seu médico, obviamente. Se você não é amante de academia e não gosta de ficar horas em aparelhos, uma dica está em métodos alternativos como o pilates e a yoga. Ambos trabalham toda a musculatura e conseguem, conforme a rotina, oferecer melhor equilíbrio à mulher.

Cinta pós-parto

A cinta é um acessório que já se tornou indispensável na vida das mulheres, principalmente no pós-parto, onde ela passou por uma cirurgia cesariana. Ela tem efeito de comprimir os músculos e auxiliar na cicatrização dos pontos, uma vez que ao comprimir a região, ajuda no processo de manter a região bem pressionada. Prefira modelos de tecidos mais naturais e sem arames. É aconselhável usar durante o puerpério, que são os primeiros meses após o parto.

Fisioterapia

A fisioterapia, quando indicada por um profissional da saúde, é recomendada porque consegue trabalhar especificamente a área afetada. O método trata os músculos e trabalha a recuperação da força, colocando tudo de volta ao lugar. Consulte seu médico e veja a possibilidade de complementar a rotina com a fisio. Se for benéfico, com certeza será um grande aliado no combate à barriga pós-parto.

Drenagem Linfática

A drenagem linfática é também muito recomendada para eliminar a flacidez na barriga pós-parto. Seu objetivo é justamente eliminar as toxinas, resíduos metabólicos e excesso de líquidos, os resultados desta técnica serão muito satisfatórios desde que a mulher associe a drenagem com uma boa alimentação e outras atividades físicas. Um dos benefícios da drenagem está no alívio das tensões e dores musculares, combate a celulite e estrias e aumenta a sensação de relaxamento, o que é positivo para a mulher que acabou de virar mãe. A drenagem é recomendada após o terceiro mês do parto e como já dissemos, todo esse procedimento tem de ser autorizado pelo seu médico.

Beba água

A água é o principal remédio rejuvenescedor de tudo. Além de matar a sede ela tem potencial direto em hidratar o corpo. É recomendado consumir o mínimo 3 litros de água por dia, principalmente se estiver amamentando. Além do corpo precisar da substância para produzir o leite, a água estimula o funcionamento dos rins, acelerando a eliminação dos líquidos que estão retidos pelo corpo. Ela também melhora a aparência da barriga

Veja algumas manobras que dá para fazer em ações do dia a dia:

Barriga pós-parto: dicas de como reduzir a flacidez
Com as dicas abaixo será mais fácil de perder essa flacidez causada pelo esticamento da pele (Foto: FreePik)
  • Mantenha uma boa postura também complementa o combo de eliminar a barriga pós-parto. Seja em pé, sentada ou até mesmo deitada, a postura adequada combate a flacidez.
  • Evite carregar pesos excessivos e quando for pegar algo no chão, sempre se agache.
  • Ao trocar o bebê prefira lugares altos, para manter a postura ereta.

Gostou das dicas? Com elas você com certeza irá alcançar um bom resultado na hora de reduzir a flacidez da barriga pós-parto.