Bodas de Prata: 9 passos para organizar a festa

0 185

A comemoração das Bodas de Prata se dá para casais que comemoram 25 anos de matrimônio. Esse é considerado um momento único, afinal, são muitos anos de casados e que merece uma renovação de votos. O termo ‘boda’ vem do latim e significa ‘voto’ ou promessa. E a prata entra como um material duradouro, precioso, maleável e valorizado.

Como organizar as Bodas de Prata

Bodas de Prata: dicas de como organizar a festa

Normalmente, a organização das Bodas de Prata é semelhante a uma organização de um casamento. Há casais que optam por celebrar este momento de forma mais intimista e apenas com os mais próximos. A essa altura, já tem netos rondando a casa e muita alegria também.

Mas há casais que queiram reunir os amigos e familiares nessa renovação dos votos. Afinal, como dissemos acima, são 25 anos de história que devem sim, ser comemorados à altura.

Para ter uma festa de Bodas de Prata é preciso pensar em todos os detalhes, como local, lista de convidados, cardápio e lembrancinhas. Por isso, separamos o passo a passo para você se atentar na hora de preparar a festança. Confira:

1 – Convidados

Antes de pensarem em qualquer coisa da celebração das Bodas de Prata, é interessante fazer a lista de convidados, ou seja, saber quantas pessoas você convidará para a ocasião. Por isso a lista de convidados deve considerar as pessoas mais próximas e relevantes e que fazem parte da história do casal.

2 – Planejamento financeiro

A essa altura da vida, o casal já deve ter um bom planejamento financeiro para poderem realizar uma festa especial de Bodas de Prata. Por isso, pensem no tamanho da lista de convidados, que é a primeira dica que recomendamos, para poderem organizar financeiramente este evento.

3 – Local da festa

Bodas de Prata: dicas de como organizar a festa

Depois de fazer a lista de convidados e saber mais ou menos a quantidade de pessoas que você vai querer celebrar este momento, agora vem a escolha do local para comemorar suas bodas de prata. Para isso, deve-se considerar o número de convidados, localização, orçamento e estilo de comemoração que se pretende fazer. Se o casal for religioso, pode até fazer uma entrada na igreja, tal como foi o casamento deles e, em seguida, partirem para o local da festa.

4 – Convite

Bodas de Prata: dicas de como organizar a festa

Desta vez não é a festa de casamento em si, apenas a renovação de votos celebrados na tradicional Bodas de Prata e, como o casal já está um pouco mais amadurecido, pode investir num convite bem bacana para os convidados próximos. Fotos de toda a família – filhos, netos, noras e genros –  ao fundo caem bem. Afinal, foi a família que vocês dois construíram ao longo desse tempo, nada melhor que colocar todos juntos no convite que celebra a união de vocês. Se forem religiosos, super vale investir em dizeres que ambos acreditam para a ocasião. E se curtirem poesia, vale colocar a preferida do casal nesse convite. Ousem e usem a imaginação.

5 – Cardápio

Há cardápios diferentes para comemoração das Bodas de Prata. Primeiro você precisa definir o horário do evento, ou seja, se será de dia ou de noite. Feito isso, dá para ter uma base do que pode ser oferecido. O clima também contribui para o evento, por exemplo, se estiver muito quente, aposte em saladas frescas, um tipo de proteína e frutas variadas. Já se tiver mais fresquinho e for à noite, ou seja, na hora do jantar, escolhe uma massa mais elaborada acompanhada de proteínas refinadas. Há opções que vão do tradicional, clássico, sofisticado, descontraído até o mais simples.

6 – Bolo

Bodas de Prata

Assim como o bolo de casamento, este é um item essencial para a celebração de qualquer festa. Indispensável, diríamos. Se a festa for mais intimista, ou seja, se a comemoração for entre os mais íntimos, vale super a pena encomendar um bolo personalizado para poder celebrar as Bodas de Prata. Mas se forem fazer uma comemoração com decoração de fundo, vale investir nos bolos temáticos para a ocasião.

7 – Atrações

As atrações devem reunir e alegrar não somente os convidados como também os ‘noivos’. Música ao vivo é uma boa pedida para esse tipo de celebração e você pode aprimorar as danças contratando um DJ. Com certeza será um momento único e muito divertido. O casal pode escolher também, atrativos diferentes como: apresentação de escola de samba, apresentação árabe, cabine fotográfica, telão com retrospectiva, desfile dos netos e netas, enfim.

8 – Anel

Por ser a renovação dos votos, o casal pode optar em renovar as alianças de casamento. Geralmente, as alianças de ouro ganham um detalhe prateado nos 25 anos de casados e, a mulher ganha uma aliança especial com um brilhante. Portanto, se forem fazer a celebração na igreja (ou em qualquer outro lugar) vale repetir a cena de colocar o anel na mão do noivo/noiva. Afinal, casa com o amor da sua vida é muito importante e casar duas vezes então, é renovar com plenitude.

9 – Lembrancinha para Bodas de Prata

Uma dica de lembrancinha para este evento pode ser tradicionais bem-casados até algo personalizado. Taças, pratos, copos, canecas estão na lista de lembrancinhas criativas que farão a diferença na hora dos convidados lembrarem deste momento tão especial de vocês.