Bolsa da maternidade: checklist completo para as mamães

0 148

Esperar o bebê se desenvolver é um dos momentos mais mágicos de uma mãe. O período de nove meses ou 40 semanas não é atoa. É o tempo que se leva para ele crescer saudavelmente dentro do útero. E, do lado de fora, além da ansiedade, a mãe começa a preparar o terreno para a chegada de seu rebento. Além dos preparativos de cuidados de sobrevivência do bebê, a mãe também começa a preparar a bolsa da maternidade.

Independente do parto – cesárea ou normal, a bolsa da maternidade é a fiel escudeira nessa hora. Ela deve estar prontinha caso o bebê resolva chegar antes da hora, por isso pede um cuidado maior em sua organização. Separamos algumas dicas de coisas e coisinhas que toda mãe deve saber para levar para a maternidade, além do sorrisão no rosto. Mas antes, vamos responder uma dúvida muito questionada pelas mamães de primeira viagem:

Quando arrumar a bolsa maternidade?

Bolsa da maternidade: o que deve levar para a chegada do bebê
(Foto: FreePik)

Depois da décima semana gestacional é possível já saber o sexo do bebê. Se você preferir, dá para fazer um exame de sexagem antes para também saber se o bebê no seu ventre é filha ou filho. Porém, ainda é muito cedo para começar a arrumar a bolsa maternidade.

O ideal é que os preparativos da bolsa da maternidade comecem por volta da 34ª semana de gestação – ou seja, lá pelo sétimo mês. É recomendado que se lave com sabão de coco e deixe cada roupinha secar bem antes de passar e organizar na bolsa de maternidade. Essa higienização é fundamental para o bebê não ter uma irritabilidade assim que sair do forninho.

Lembre-se que a malinha do bebê merece ser pensada com um certo cuidado, pois na correria para ir para o hospital você não terá tempo de pegar nada. É um momento em que você não deve ter outra preocupação além da de receber seu bebê. Por isso a mala deve ser arrumada com antecedência. Na 37ª semana, a bolsa de maternidade já tem de estar pronta. Afinal, o bebê pode nascer a qualquer momento a partir daí.

O que levar na bolsa da maternidade?

(Foto: FreePik)

Vamos à lista, então, dos itens mais importantes para o seu bebê e que não podem ficar de fora da bolsa da maternidade:

  1. 6 body tamanho RN ou P: os bodies são essenciais para os pequenos, pois funcionam como camisetas, mas que não saem conforme o bebê se mexe. O ideal é levar seis peças para o tempo indicado de hospedagem na maternidade, que é de 3 a 4 dias.
  2. 6 mijões: antigamente usava-se muito o termo mijãozinho se referendi à calças com pezinho. Qualquer loja de produtos infantis sabe o que é, portanto, só chegar e perguntar. Eles são usados por cima dos bodies e são muito úteis nos primeiros dias de vida do bebê fora da barriga.
  3. 6 macacões tamanho RN ou P: o macacão será a ‘roupa de verdade’ do seu bebê. Ele ficará por cima do bodie e mijãozinho. Por isso, pede-se a mesma quantidade. Como o bebê ainda não está acostumado com a temperatura fora do útero, é recomendado que ele use essas camadas de roupinhas.
  4. 6 pares de meia: as meias também irão proteger o bebê contra o frio. Você pode aumentar a quantidade, caso ache necessário.
  5. 3 pares de luvas: as luvas também protegem contra o frio
  6. Fraldinhas de boca: bebês precisam ser limpados o tempo todo, então levar fraldinhas a mais é essencial.
  7. 4 casaquinhos com botão: os casaquinhos são essenciais para não deixar o bebê passar frio, porém, se ele for nascer no verão, recomenda-se levar, pelo menos, dois casaquinhos
  8. 1 xale ou cobertor: recomendado apenas para bebês que vão nascer no inverno. Ao contrário, a manta flanelada ajuda.
  9. 2 mantas flaneladas: recomendada para fazer aquele charutinho pro bebê sentir-se mais seguro.
  10. 1 touquinha de lã: outra peça que é mais usada no inverno, mas que pode muito bem ser incluída nas malas de bebês que chegarão nas estações mais geladas do ano.
  11. 1 sabonete para banho e cabelo: nessa fase não há necessidade de shampoo, portanto, levem apenas um sabonete na bolsa da maternidade.
  12. 1 escova macia para os cabelos: há bebês que nascem cabeludinhos e por isso, uma escova de pentear macia não pesa na bolsa da maternidade. Leve para arrumar o penteado do seu novo amor.
  13. 3 toalhas estilo fralda para scar o bebê: recomendamos levar três toalhas porque, às vezes, pode acontecer algum imprevisto na saída do banho e faltar pro outro dia. Portanto, três é um numero razoável de toalha para levar à maternidade.
  14. 1 conjunto de roupa para saída da maternidade: essa é uma roupinha clássica que toda mamãe sonha. Portanto, invista numa saída de maternidade com significado para este momento. As roupinhas vermelhas são as mais compradas, uma vez que tira o mau olhado e dá sorte à criança.

Quantas fraldas descartáveis  deve levar na bolsa da maternidade?

Geralmente, fica-se com o recém-nascido de 40 semanas na maternidade por até três dias. Nestes dias, recomenda-se que os pais incluam na bolsa de maternidade, pelo menos UM PACOTE de fralda descartável RN.

Há bebês que nascem com peso acima dos 3,5kg que já usam fralda tamanho P, mas isso você vai prever na última ultrassom que for fazer antes dele nascer. Então, não precisa se preocupar.

Caso o bebê nasça prematuro, o ideal é levar mais que dois pacotes na bolsa de maternidade, uma vez que ele pode ficar mais tempo no hospital. Nestes casos, recomendamos também dobrar o número de itens da listagem acima.

E a mamãe? O que deve levar?

Arrumada a bolsa da maternidade do bebê é hora de deixar a sua mala no jeito. Afinal, além do seu bebê você também precisará de cuidados. Veja abaixo o que você precisa de atentar:

  • 4 camisolas ou pijamas: será sua roupa principal no tempo de maternidade, portanto, escolha algumas opções com abertura na frente, para facilitar na hora da amamentação
  • 6 calcinhas grandes: prefira modelos um número acima do que você está acostumada, uma vez que elas deverão comportar o absorvente. Prefira calcinhas confortáveis, ok?
  • 3 pares de meias: as meias são recomendadas para o inverno. Se ele for rigoroso, aumente a quantidade
  • 3 sutiãs de amamentação: aqueles com abertura na região dos seios. Este é um ítem indispensável na mala da mamãe.
  • 1 par de chinelos: os chinelos devem ser maiores do que você costuma usar, pois os pés tendem a inchar ainda mais depois do parto.
  • 1 troca de roupa: leve um look bem confortável para você sair do hospital da melhor maneira possível.
  • 1 casaco aberto: o casaco é para que você não sinta frio, então, recomendamos um modelo aberto para facilitar na hora de amamentar. Lembre-se:  você precisa de praticidade e conforto!
  • 1 cinta pós-parto: as cintas são recomendadas para que sua barriga volte ao normal com mais facilidade. Veja com seu médico se há necessidade, ela pode ser dispensável também.
  • 2 toalhas de banho: é bom levar mais de uma toalha, para evitar imprevistos
  • 2 toalhas de rosto: a toalha de rosto, além de ser usada no banheiro, pode ser usada para amamentar, ajudando você a não sujar sua roupa.
  • Kit higiene de banho: recomenda-se levar sabonete, shampoo e condicionador para seu banho na maternidade
  • Kit higiene bucal: escova de dentes, creme e fio dental para sua higiene.
  • 1 pacote de absorventes pós-parto ou noturno: é comum haver sangramentos pós-parto, independente do tipo do parto. Há absorventes específicos para isso, mas você pode usar o noturno também.
  • 1 pacote de absorventes para os seios: recomendado para colocar sob o sutiã amamentação, pois é comum que vaze leite nos primeiros dias após o parto.
  • 1 escova de cabelo: para você também ficar com penteado em dia.

Agora que você já sabe o que levar na bolsa da maternidade do seu bebê, é só se organizar e deixar separadinho. Fazer com antecedência é fundamental para quando chegar a hora, você só se preocupar com o serzinho que está chegando.