Chá de Alecrim: 6 benefícios e como preparar

0 138

Não temos dúvida que os chás são soluções mágicas para qualquer tipo de problema que tenhamos. O chá de alecrim complementa essa lisa. Rico em minerais como potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, o chá de alecrim ao ser ingerido, favorece pequenos incômodos que temos no dia a dia.

Como fazer o chá de alecrim

  • Em uma chaleira, acrescente litro de água natural com 5 colheres de sopa de alecrim natural ou desidratado e leve ao fogo
  • Assim que levantar fervura, desligue e deixe por infusão por até 10 minutos.
  • Coe e tome.

Você também pode deixar o chá na geladeira e tomar de 3 a 4 vezes por dia durante três dias. Não há necessidade de acrescentar açúcar ou mel. Porém se preferir, pode adoçar com o que preferir.

Os principais benefícios do chá de alecrim são:

(Foto: FreePik)

1 – Melhora a digestão

Muitas vezes, quando comemos algo que não estamos habituados, recorremos a alguns remedinhos naturais para poder melhorar. O chá de alecrim é uma alternativa, uma vez que, por ter a propriedade do magnésio, age diretamente na má digestão do nosso organismo. Aposte e veja o resultado.

2 – Diurético

Poucas pessoas sabem desse poder do alecrim, mas ele também é um excelente produto que contribui para a perca de peso. O chá de alecrim serve para emagrecer, porque tem ação diurética, contribuindo para menor retenção de líquidos. Além disso, a bebida ajuda no trânsito intestinal.

3 – Considerado um antibiótico natural

Sim, o chá de alecrim pode ser considerado um antibiótico natural. Devido às suas propriedades medicinais, o alecrim possui ação antibiótica, sendo mais eficaz contra as bactérias escherichia coli, salmonella typhi, salmonella enterica e shigella sonnei, que são normalmente relacionadas com infecção urinária, vômito e diarreia.

4 – Combate o cansaço mental

Estudos já comprovaram os benefícios do alecrim para o funcionamento cerebral, especialmente devido à sua ação antioxidante, que parece ajudar durante períodos de maior estresse, como antes e durante provas e testes, ou antes e depois de reuniões de trabalho muito importantes.

5 – Controla a diabetes

O chá de alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle. Ele diminui a glicose e aumenta a insulina. Vale lembrar que a ingestão do chá não substitui o uso de medicamentos indicados pelo médico. Seu consumo deve ser visto como complemento no tratamento médico e nutricional.

6 – Protege a saúde do fígado

Devido à alta composição em compostos fenólicos, o alecrim possui uma forte ação antioxidantes que ajuda a proteger o fígado contra o aparecimento de doenças, especialmente quando se utilizam os rebentos da planta.

7 – Inflamação

Uma das propriedades do chá de alecrim é excelente no combate à inflamação. Ele tem função cognitiva de aliviar a dor, inchaços e mal estar. É recomendado para combater inflamações como tendinite, dores musuculares a inflamações internas como gastrite e no estomago.

8 – Melhora a circulação sanguínea

Conhecido por ser uma substância estimulante ao sistema circulatório, o chá de alecrim é muito utilizado para fluir a circulação sanguínea, uma vez que possui propriedades anticoagulantes – quase iguais as da aspirina – que auxiliam no fluxo sanguíneo.

9 – Bom para os cabelos

Sabem o ditado: na natureza se alimenta, na natureza se cura. Pois é. Assim como outros produtos e ervas naturais, o chá de alecrim também é excelente para tratamentos de beleza, como os cabelos. Com sua ação vasodilatadora, estimulante e adstringente, o alecrim pode ajudar na limpeza do couro cabeludo e desobstrução dos folículos capilares.

Para passar no cabelo é muito fácil. Logo após fazer o chá, deixe-o esfriar e com ele já frio, aplique no couro cabeludo com o auxílio de um pedaço de algodão. Faça isso e deixe agir por 30 minutos. Depois lave normalmente o cabelo com shampoo e condicionador de sua preferência.

Pode tomar o chá  todo dia?

Como citamos acima, o recomendado é de 3 a 4 xícaras ao dia. Um alerta está no consumo exagerado do chá. Lembre-se que tudo que é demais não faz bem, portanto, se atente ao consumo consciente para não sofrer futuros problemas gástricos.

Agora que você já conhece os benefícios do chá de alecrim, use e abuse dessa iguaria que tanto contribui para nossa saúde.