Chá de folha de abacate: 7 benefícios para a saúde

0 2.071

Muito consumido pelos brasileiros, o abacate é uma fruta que caiu no gosto popular. Além de ser útil em receitas doce e salgadas, ele também é recomendado para tratamentos estéticos. Mas, você já ouviu falar que chá de folha de abacate é benéfico à saúde?

Sim, o abacate é rico em vitaminas, C, E e K e possui propriedades minerais como potássio e magnésio, o que o torna ainda mais essencial para ter uma vida mais saudável. Além disso, contém gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, como ômega-3, que atua como antioxidante e atua no controle de colesterol, prevenindo a aterosclerose.

Benefícios do chá da folha do abacate

(Foto: Divulgação)

A fruta em si é muito consumida, mas pouca gente sabe que a folha do abacateiro também é muito utilizada. O chá da folha do abacate é rico em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas o que ajuda em muitas funções do nosso organismo. Por isso é um chá muito nutritivo. Confira os benefícios abaixo:

  1. Auxilia no combate à gripe: por ter propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá da folha do abacate é recomendado para aumentar a imunidade, o que faz a prevenção contra gripes e resfriados.
  2. Reduz o inchaço: com a excelente ação diurética, o chá da folha do abacate contribui na eliminação de toxinas e líquidos acumulados no organismo.
  3. Regula o metabolismo: uma das funções do chá da folha do abacate está em regular o metabolismo evitando assim, o acúmulo de gordura no fígado.
  4. Prevenção de pedras nos rins: todos que tomam a bebida, conseguem estimular o aparelho urinário, pois ela aumenta a produção e a eliminação da urina, prevenindo os cálculos renais.
  5. Hipertensão: se consumido diariamente, o chá da folha do abacate tem a função de controlar a hipertensão, pois as propriedades da folha de abacate têm efeito vasorelaxante e controlam a pressão sanguínea
  6. Excelente no tratamento de infecções urinárias: por ter uma função anti-inflamatória, o chá da folha do abacate auxilia no tratamento de infecções urinárias e ajuda a controlar as dores e inflamações. Ele também tem função analgésica.
  7. Bom para gastrite e úlceras: as folhas do abacateiro são muito utilizadas no combate à gastrite e úlceras, por suas propriedades antiulcerogênicas que amenizam consideravelmente os sintomas.

Como fazer chá da folha do abacate

Para fazer o chá da folha do abacate é muito simples. Você pode retirar a folha diretamente da árvore ou encontrar a versão desidratada em lojas de produtos naturais. Feito isso, você deverá anotar o modo de preparo abaixo:

  • Ferva 1 litro de água natural
  • Adicione 2 colheres de sopa de folhas de abacate secas
  • Depois que ferver, desligue o fogo e tampe.
  • Está pronto para o consumo. Você pode tomá-lo puro ou adoçá-lo com mel ou açúcar.

É recomendado tomar 3 xícaras do chá, morno ou quente, em qualquer período ao longo do dia. Você pode também, deixar reservado o chá na geladeira para tomar no decorrer do dia. Vale reforçar que o armazenamento dele deve ser consumido em até 2 dias. É possível acrescentar outras ervas e ingredientes, como hortelã, gengibre e limão, que dão mais sabor e são muito eficazes.

O chá emagrece?

Como dissemos acima, ele reduz o inchaço e ao consumir o chá, você está propensa ao emagrecimento sim, uma vez que suas propriedades diuréticas são capazes dessa função.  Há nele, substâncias que controlam o colesterol e melhoram o metabolismo e contribuem para o emagrecimento saudável.

Grávidas podem tomar?

Não. Gestantes e lactantes não devem consumir o chá da folha do abacate porque o consumo pode causar necrose nas glândulas mamárias.

Agora que você já sabe os benefícios do chá da folha do abacate use a abuse do poder que ele têm. Se encontrar um abacateiro por ai, garanta também, além da fruta, um pouco da folha dessa árvore tão poderosa.

O chá também pode ser consumido com medicamentos alopáticos, mas estes devem ser prescritos por um médico. É importante enfatizar também que o consumo do chá, em alguns casos, pode auxiliar no combate e prevenção de algumas doenças. Portanto, é necessário sempre buscar orientação médica e lembre-se: nada em excesso faz bem. O equilíbrio é fundamental!

Veja o passo a passo:

Acompanhe o Blog da Vi Lingerie