Como dar banho em recém nascido: o que os novos pais devem saber

0 126

Passados nove meses de gestação e o parto a mamãe se prepara para inúmeras outras tarefas com o bebê que acabou de chegar. Além da amamentação, que demanda um tempo generoso da vida entre a mãe e bebê, há também outros cuidados para o bem-estar do novo serzinho que ilumina a vida de toda a família. Um deles está em como dar banho em recém nascido.

Essa é uma função que não só depende da mãe, mas do papai e de outras pessoas que formam a rede de apoio neste primeiro momento. Pensando em sanar as dúvidas de como dar banho em recém nascido, separamos algumas dicas básicas para você saber. Confira.

Como dar banho em recém nascido?

1 – Tenha uma banheira

Primeiramente para dar banho em recém nascido é necessário ter uma banheira ou bacia exclusiva de uso para tal função. A banheira é mais recomendada e para isso, existem inúmeros modelos disponíveis no mercado, umas até com pés e encostos variados que oferecem suporte tanto para quem vai dar o banho quanto para os bebês.

2 – Higienize a banheira

Feito a escolha da banheira que será de uso apenas do bebê, você deve higienizá-la antes de usá-la. Para isso é recomendado o uso de álcool 70 toda vez que for preparar o banho do recém nascido.

3 – Adicione a Água morna

Em seguida, adicione água morna (a água deve ser em torno de 36,5 a 37 graus), ou seja, não muito quente. Está pronto o banho.

Veja como dar banho em recém nascido
(Foto: FreePik)

4 – Modo de segurar

A mamãe ou o adulto que for dar banho em recém nascido deve segurar a criança de maneira que ela fique confortável, e principalmente, segura para não escorregar.

Se você for destro (a), a melhor forma é passar o braço esquerdo pelas costas do bebê e prender a mão embaixo do seu bracinho esquerdo, apoiando a cabeça dele em seu antebraço.

Com a mão direita, você vai molhando todas as partes do corpo do bebê e lavando com o sabonete. Como a pele do bebê, principalmente nos primeiros meses de vida é delicada e fina, requer alguns cuidados que farão com que ela se desenvolva de forma saudável e hidratada. Para isso, é necessário ter atenção aos sabonetes que irão usar.

Os sabonetes para bebê, geralmente são menos agressivos em sua composição e contém o PH balanceado que não somente limpa, como também protege contra o ressecamento e irritações. Eles também possuem a fragrância mais suave e sem corantes, evitando alergias e possíveis problemas à pele. Prefira estes modelos.

Com uma mão você fará todo o procedimento do banho em recém nascido. Não se esqueça de lavar bem as dobrinhas, geralmente nelas ficam acumuladas sujeirinha, porém, são fáceis de limpar. Parece difícil, não é? Mas fique tranquila. É questão de prática para os primeiros meses de vida do bebê. Com o tempo ele vai ficando mais firme e o banho será uma festa.

5 – Hora de secar

Com uma toalha estilo fraldinha de pano, vá secando devagarinho e bem suave o bebe. Sem esfregar a toalha na pele dele. Apenas com pequenos toques. Fazendo dessa forma, você não irritará a pele do bebê e ele estará banhado e cheirosinho.

Importante: nunca deixe seu bebê sozinho no banho – nem mesmo por um momento. Se você precisa pegar o telefone, o fogão ou qualquer coisa, leve o bebê com você.

Qual o melhor horário para dar banho em recém nascido?

O melhor horário para dar banho em recém nascido é no começo da tarde, ou seja, no horário mais quente do dia, uma vez que o bebê ainda não está acostumado com a temperatura de fora da barriga e sente muito frio quando fica sem roupa.

Quantos banhos por dia o recém nascido pode tomar?

Geralmente, o recém nascido toma um banho por dia. Não há restrições de mais vezes, apenas se você (papai ou mamãe) sentir necessidade ou se algo de muito grave acontecer, como um supercoco escorregar até a nuca do bebê. Mas estes são casos esporádicos, uma vez que as fezes nos primeiros meses do bebê são mais pastosas e podem vazar da fralda.

Pode dar banho no bebê a noite?

Veja como dar banho em recém nascido
(Foto: FreePik)

Pode. O banho noturno ajuda o bebê a relaxar e dormir melhor. Então pode dar banho em recém nascido a noite sim, pois, não existem riscos para este momento tão especial. Se o bebê tiver muito agitado, recomendamos o uso de ervas como camomila. Para isso você pode ferver como um chá e despejar na banheira do recém nascido.

Fique ali, por alguns minutos até que o bebê absorva a energia poderosa da camomila. Acredite. Ele terá um soninho bem tranquilo após esse banho de ervas antes de dormir.

E lembre-se que o banho é um momento de aprendizado, relaxamento e novos estímulos para o neném, dessa forma, sempre escolha por opções que também ajudem nesse momento de interação, garantindo bem estar à toda família.