Fronhas de seda: aliadas para pele e cabelos perfeitos

0 97

Você já foi dormir com os cabelos todos penteados e macios e amanheceu com ele todo bagunçado e arrepiado? Sim ou com certeza? Pouca gente sabe, mas fato é que esse frizz do cabelo amanhecido tem tudo a ver com o tipo de fronha que você usa. Se for uma fronha de algodão é 100% de certeza que essa cena se repita por muitas vezes. Mas, se você investir em fronhas de seda, terá outra apresentação ao se olhar no espelho no dia seguinte.

As fronhas de seda são bem conhecidas entre o universo feminino, principalmente entre as mulheres de cabelos cacheados. Ao contrário da fronha de algodão, elas são perfeitas para acomodar os fios, fazendo que eles mantenham sua umidade e deixando os cabelos com efeito natural. E valem para todos os tipos de cabelo.

Porque usar fronhas de seda para dormir?

Fronhas de seda: veja os benefícios para pele e cabelos
(Foto: FreePik)

Se você não é adepta do jogo de lençol de seda, não tem porque se preocupar. O importante neste caso, em manter os cabelos naturais, está apenas em optar pelas fronhas de seda, porque é nela que você vai apoiar suas madeixas na hora de dormir.

Caso prefira enrolar o cabelo num tecido de seda, pode também. Ele terá o mesmo efeito das fronhas de seda e deixará os cabelos macios e sedosos, diferente da fronha de algodão, que irá reter a umidade e deixar o cabelo com aquele aspecto mais frisado.

Benefícios de usar fronhas de seda

Além de sua maciez e delicadeza, as fronhas de seda trazem inúmeros benefícios. Confira:

  • Conserva a umidade dos fios: isso se dá por conta das propriedades da seda, que diferentemente do tecido de algodão, não retém o líquido produzido no tratamento natural capilar.
  • Mantém o brilho das madeixas: consequentemente, se não há retenção de líquidos ou umidade dos fios, o uso das fronhas de seda garantem a luminosidade das madeixas.
  • Mantém os cachos: se bem cuidados os cachinhos que formam não correm risco de serem desmanchados em tecidos de seda e cetim. Isso acontece justamente por conta da sua textura lisa das fronhas de seda natural, que são uma das maiores aliadas para dormir tranquila, sabendo que o seu cabelo acordará em perfeito estado no dia seguinte.
  • Não permite atrito entre os fios: esse é um benefício que age diretamente na hora de não deixar aquela aparência de cabelo desgrenhado. Isso acontece porque os fios deslizam sob a fronha de maneira que não provoca atrito e consequentemente não forma nós e frizz.

Diferença entre seda e cetim

Muita gente pensa que pode substituir as fronhas de seda pelas de cetim. E sim, pode haver essa substituição, porque ambas tem o mesmo efeito na preservação dos fios e têm dificuldade na absorção da oleosidade dos nossos cabelos. O cetim é um produto feito pelo homem e a seda é natural, feita a partir de casulos do bicho-da-seda, mas ambos são praticamente iguais.

Dentro da concepção da seda, há 18 aminoácidos em sua proteína, o que permite que o cabelo se regenere de dentro para fora. Ela também tem função antibacteriana, antialérgico e termodinâmico, ou seja, é muito mais benéfica que os tecidos de algodão.

Fronhas de seda são boas para pele?

Além dos cabelos, as fronhas de seda são benéficas também para a pele. Médicos dermatologistas já apontavam em estudos as inúmeras vantagens de dormir em uma fronha de cetim.

Além de ter esse efeitos deslizante, as fronhas de seda são mais frias, o que auxilia na respiração da pele, evitando a quebra de colágeno. Ou seja, quanto maior o colágeno, menor a formação de rugas, ou seja, as fronhas de seda também contribuem para o rejuvenescimento.

Portanto, se você quer manter-se jovem e com a pele viçosa, aposte neste tecido para dormir. Afinal, você estará fazendo um tratamento de beleza enquanto dorme e melhor, sem muito custo. Aproveite a dica e invista também em máscaras faciais e séruns, uma vez que não se o produto não será absorvido como seria, por exemplo, num tecido de algodão.

Trocar a fronha para travesseiro por uma fronha de seda é um truque de beleza muito eficiente e que gera resultados imediatos. Basta uma noite de sono para sentir a diferença na sua pele e cabelos. Aposte nessa ideia e nunca mais acordará com as madeixas arrepiadas e sem brilho.