Gua Sha: conheça os usos e benefícios para a beleza

0 640

O Gua Sha é um acessório de skincare (nome dado para autocuidado) muito utilizado para fazer massagem facial. Ele é feito de uma pedra –  jade ou quartzo rosa – e possui um formato anatômico, semelhante com um coração mais compridinho ou uma placa chapada feita por estes cristais. Ficou muito em evidência depois de celebridades aderirem em seus tratamentos de beleza e recomendarem, uma vez que ele pode afinar o rosto.

O que é o Gua Sha?

Oriundo das maravilhosas medicinas chinesas, o Gua Sha investe na raspagem do rosto. O termo gua significa raspar ou esfregar, enquanto sha pode ser traduzido como sangramento na pele ou energia perversa. A pessoa deve fazer movimentos na face e pescoço até obter uma vermelhidão nessa região. Diz a técnica oriental que esse procedimento incentiva a cura da pele e se há algum excesso de gordura, retira na hora.

Vale lembrar que os Sua Sha são ‘primo’ do Jade Roller, também usados para massagem facial. Veja a foto abaixo:

Gua Sha: saiba o que é e veja os benefícios
Jade Roller é este acessório de dois tamanhos ao lado do Sua Sha (Foto: FreePik)

Benefícios do Gua Sha

  1. Reduz Olheiras: o tratamento com essa pedra, auxilia na redução das bolsas e olheiras, além de reduzir a papada.
  2. Alisa a pele: ele é ótimo na redução da flacidez da pele e ajuda a quebrar a fáscia – que é aquele tecido que envolve os músculos – aumentando a elasticidade da pele.
  3. Reduz o inchaço: o gua sha atua no alívio de dores e tensões musculares e deixa a região com aquele aspecto mais descansado.
  4. Alivia a tensão dos músculos: a técnica promove relaxamento muscular, principalmente na região da mandíbula.
  5. Aumenta a circulação sanguínea: a técnica melhora indiretamente a oxigenação dos tecidos, o que faz obter uma melhor circulação do sangue nessa região.
  6. Afina o rosto: automaticamente, ao usar o gua sha você terá o rosto mais fino, pois ele utiliza milhares de pulsações por minuto para uma limpeza facial profunda e completa. Mas não se animem tanto pois ele tem essa função apenas automaticamente, ou seja, se você fizer a técnica ele dará essa sensação temporariamente.
  7. Promove a esfoliação: conforme a intensidade da raspagem, pode promover uma esfoliação superficial, removendo células mortas da superfície da pele.

Como usar?

Gua Sha: saiba o que é e veja os benefícios
(Foto: FreePik)

Há vários jeitos de usar o Gua Sha e a recomendação é usá-lo através de movimentos ascendentes, ou seja, do meio do rosto para cima e lados. Já sobre o tempo de fazer a massagem facial, é importante você conhecer sua pele a ponto de não forçar demais e sensibilizá-la.

  • 1º passo: Lave previamente o rosto com um sabonete neutro, seque normalmente e aplique um sérum ou hidratante facial de sua preferência. Esse produto tornará mais fácil o deslizamento do acessório.
  • 2º passo: Segure a pedra sobre o rosto e posicione os dedos da sua mão livre perto da borda, para criar uma certa resistência.
  • 3º passo: Com a mão firme, inicie a massagem fazendo movimentos de dentro para fora e de baixo para cima. Não se esqueça de fazer uma leve pressão nestes movimentos para dar certo a técnica chinesa.
  • 4º passo: Passe o acessório em toda região facial e priorize as áreas do seu rosto em que estão mais inchadas e que você note que estão cansadas como: maçã do roso, contorno dos olhos, testa e pescoço.
  • 5º passo: Repita por pelo menos de três a quatro vezes a mesma série ou movimento.
  • 6º passo: Use o Gua Sha por até três vezes na semana.

Na medicina oriental os chineses substituíram o Gua Sha por outros objetos como chifres de boi e até colheres de porcelana. Historicamente, diz-se sobre essa técnica que o importante é a pressão feita diretamente na pele, assim como a já conhecida drenagem linfática, feita no corpo. Há histórias também que essa técnica diminuía dores de cabeça e dor no maxilar. Portanto se é verdade ou não, os chineses sabem muito bem dizer, uma vez que eles são peritos em medicinas alternativas e utilizam dessas experiências para terem uma vida melhor.

Contraindicações

Quem tem dermatite atópicas ou demais doenças crônicas de pele não devem utilizar o acessório.  Ele também não é recomendado para pessoas com câncer de pele e para quem faz uso de medicações anticoagulantes ou possui infecções na pele como furúnculos, abscessos, herpes simples e herpes zoster. Grávidas, consultem seu médico antes de utilizarem o Gua Sha.