Lanche da tarde: 17 receitas deliciosas

0 182

Reunir os amigos ou família numa tarde para bater um bom papo e sentir aquela brisa vespertina é bom demais. Se tiver comidinhas e um bom café passado na hora, melhor ainda, não é mesmo? Por isso, é sempre bom ter aquelas receitinhas fáceis e práticas de fazer para servir um excelente lanche da tarde para os seus convidados ilustres.

Mas, saiba que nem só de pãozinho e cafezinho se vive um lanche da tarde. Há inúmeras opções que vão desde mini tortas a sucos naturais deliciosos.

Receitas para servir em dias de sol

1 – Bolo de cenoura com cobertura de chocolate e suco de laranja: realmente a boa pedida para um dia de muito sol. Se tiver crianças então, a festança de um simples lanche da tarde está garantida. Bolo de cenoura clássico, fofinho e com aquela cobertura que rende uma casquinha é sucesso.

2 – Pão de queijo: os deliciosos pães de queijo conquistaram as casas dos brasileiros. Não tem jeito. Toda casa tem já pré-pronto o pãozinho de queijo, seja congelado ou aqueles fáceis de fazer e é só colocar na assadeira e por pra assar. Para acompanhar recomendamos cafezinho preto ou chá mate gelado.

17 opções de lanche da tarde
(Foto: FreePik)

3 – Pão caseiro bem quentinho: aquele pão caseiro que cheira a casa toda. Delicioso e apetitoso é irresistível. Faça uma mesa bem bonita para o lanche da tarde com seus convidados e sirva. Não esqueça da manteiga para dar aquela derretida no pãozinho caseiro que acabou de sair do forno. Para acompanhar, cafezinho clássico ou chocolate quente são ótimas pedidas.

4 – Misto frio com suco natural: o misto frio é clássico. Simples e rápido e deixa o lanche da tarde com cara de infância. Receitinha infalível que dá pra fazer tanto com pão francês quanto com pão de forma. Queijo muçarela fatiado e presunto fatiado. Você pode optar por requeijão cremoso ao invés de manteiga. Fica delicioso. O suco pode ser de laranja. É ou não a combinação perfeita?

5 – Bolo de fubá com café: esse é um lanche da tarde memorável. Lembra as tardes na casa da sua vó, sim ou com certeza? Bolo de fubá é puro afeto. A receita clássica leva erva doce e fica incrível. Para acompanhar, o simples e bom cafezinho.

lanche da tarde_

6 – Salpicão de frango: taí uma receita salgada para lanche da tarde que vai deixar os convidados mega felizes. Com frangos desfiado guardado no potinho na geladeira é possível ralar uma cenoura, maça cortadinha em cubos, acrescentar uva passa, maionese ou iogurte natural, batata palha e pronto. Só servir em cumbucas. Além de chique é nutritivo.

Lanche da tarde: 17 opções de receitas deliciosas

7 – Queijo quente: as crianças amam. Daqueles lanche da tarde bem simples e que dá pra fazer com o pão amanhecido. Coloque na chapa com manteiga e separe. Depois aqueça a muçarela na frigideira e preencha no pão. Tá feito o queijo quente delicioso que pode ser servido com aquele leite com achocolatado bem gelado.

Lanche da tarde: 17 opções de receitas deliciosas

8 – Torradas com patê de atum: o patê é prático. Para essa receita você deve misturar o atum, cebola roxa e limão. Bata no mixer e acrescente iogurte natural. Sirva com torradas. Os convidados vão amar!

Lanche da tarde: 17 opções de receitas deliciosas

9 – Biscoitinhos de goiabada com chá: outro lanche da tarde afetivo. Conhecidos como beliscão são uma opção deliciosa para servir. Para fazer os biscoitinhos você vai precisar de:

  • 3 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de margarina
  • Cobertura:
  • goiabada em pedaço
  • açúcar

Lanche da tarde: 17 opções de receitas deliciosas

Preparo

Em uma travessa coloque os ingredientes e amasse até desgrudar da mão, fazer pequenos biscoitos um pouco maiores de uma moeda de um real. Com o dedo mindinho afundar um pouco o meio do biscoito, coloque um pedaço de goiabada e passe no açúcar. Como o biscoito é muito delicado o tempo de assar depende da potência do forno. Asse em forno pré-aquecido fogo médio por 15 minutos, mas varia as potências, pode ser feito em forno elétrico também.

10 – Tapioca cremosa de peito de peru: Outra receita fácil e rápida de fazer para o lanche da tarde. Diretamente do norte e nordeste, as tapiocas ganharam o paladar de todo o Brasil. Numa frigideira coloque a goma da tapioca e com uma colher vá espalhando. Espere por 2 minutos e vire. Para este receita recomendamos usar peito de peru e colocar requeijão cremoso. Vire e espere esquentar e sirva.

Lanche da tarde: 17 opções de receitas deliciosas

Receitas de lanche para servir em dias nublados

11 – Bolinho de chuva: receita clássica e também afetiva. Os bolinhos de chuva são feitos com ingredientes que se tem em casa. Você vai precisar de:

  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • Uma pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Raspas da casca de 1 limão
  • 1 xícara de leite
  • 1 ovo

Lanche da tarde: 17 opções de receitas deliciosas

Preparo

Em uma tigela, junte a farinha, o açúcar, o sal, o fermento, a manteiga e as raspas de limão. Misture bem. Junte o ovo e o leite, aos poucos, mexendo sempre com uma colher de pau. Deixe a massa descansar por 15 minutos. Depois, pegue colheradas da massa e frite em óleo quente. Escorra os bolinhos em papel-toalha e, em seguida, polvilhe-os com açúcar e canela. Sirva.

12 – Torta de calabresa: uma ótima pedida para servir em dias nublados. A torta de calabresa é simples e rápida de fazer. Lembre-se de refogar a calabresa com temperinhos antes. A massa pode ser aquela de liquidificador, bem simples. Sirva com chá gelado ou suco natural. Seu lanche da tarde será bem aquecido e delicioso.

13 – Esfiha de carne: esse salgado você facilmente encontra para comprar em qualquer mercado, mas nenhuma esfiha de carne fabricada substitui o gostinho da esfiha de carne caseira. O recheio deve ser bem temperado, com sal, pimenta e limão. Você vai precisar de:

  • 12g de fermento biológico seco
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 200ml de água morna
  • 50ml de azeite de oliva
  • 400g de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • 500g de carne moída
  • 1 cebola picada
  • 3 tomates sem pele e sem semente picados
  • 2 colheres de sopa de hortelã picada
  • 1 limão
  • Pimenta a gosto
  • ¾ xícara de fubá

Preparo

Misture o fermento, o açúcar e a água morna e deixar descansar por 15 minutos.

Junte o azeite e a farinha aos poucos misturando com uma colher. Tempere com sal a gosto. Sove até que a massa fique elástica. Deixar crescer por 45 minutos.

Em uma tigela, misturar a carne, a cebola, o tomate e a hortelã. Junte o suco de limão, tempere com sal e pimenta do reino e reserve na geladeira. Abrir porções da massa em uma superfície polvilhada com fubá e apertar as bordas com os dedos de maneira que fique mais alta que o centro. Aperte o recheio com a colher. Asse em forno preaquecido a 200 graus por, aproximadamente, 30 minutos. Sirva com limão.

14 – Dadinho de tapioca: esses quadradinhos são deliciosos e podem ser saboreados com geleias. Recomendamos geleias agridoces ou com pimenta. Para fazer, você vai precisar de tapioca granulada, queijo coalho, leite, sal e pimenta. São fritos porém, crocantes por fora. Deleite-se.

15 – Crepioca recheada: a crepioca nada mais é que a mistura da tapioca com ovo. Semelhante a um crepe, é uma dica ótima para servir de lanche da tarde em dias nublados. Para fazer, junte um ovo com uma colher de sopa de tapioca e meia colher de parmesão ralado. O recheio é infinito e você pode ousar. Recomendamos requeijão com geleia de jabuticaba. Para acompanhar, sirva chá mate gelado.

16 – Bolo de chocolate: tradicional e clássico para dias nublados o bolo de chocolate é um lanche da tarde delicioso. Se tiver criança nessa reunião é infalível. Para fazer um bolo de chocolate simples e fofinho você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de achocolado ou chocolate em pó
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de trigo peneirado
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 ovos
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo

Bata tudo no liquidificador e asse por 40 minutos. Para fazer a calda é muito simples: em uma panela, acrescente a margarina, achocolatado em pó, açúcar e leite e mexa até engrossar, Cubra o bolo e sirva.

17 – Misto quente: num dia nublado nada melhor que servir pratos quentes. O misto quente é rápido e prático e pode ser feito para servir de lanche da tarde. O pão fica a seu critério e você pode optar por derreter o queijo e presunto até mesmo no micro-ondas.