72 principais nomes bíblicos masculinos para bebês

0 1.221

Passado momento de saber a notícia da gravidez, vem a hora mais esperada: saber o sexo do bebê. Se você ainda não tem ideia de nomes para nomear seu filho, fique tranquila. Essa é uma dúvida recorrente de cinco a dez mamães gestantes. Se você for religiosa, que tal se inspirar em nomes bíblicos masculinos e seus significados.

Separamos os nomes bíblicos masculinos em ordem alfabética e origem de seus significados para você conferir.

Nomes bíblicos masculinos curtos

 

Abel: significa córrego ou riacho;

Abraão: é um dos nomes bíblicos masculinos que começam com A mais queridos. O nome que remete à proteção de Deus, à força de Deus

Benjamim: o “filho da felicidade” ou o “bem-amado”. Benjamim foi o filho mais novo de Jacó e Raquel e sua mãe morreu durante o parto. Antes de falecer ela o chamou de Bem-Oni, que significa “filho de minha dor”, mas Jacó decidiu chamá-lo Benjamim

Daniel: o significado de Daniel é “o Senhor é meu juiz”. Também tido por “Deus é meu juiz”

Davi: significa “o amado”, alguns tradutores entendem como o querido, predileto

Emanuel: é um nome muito popular que significa “Deus é conosco”

Enoque: é o “iniciado”, “o consagrado”;

Felipe: “amigo de cavalos”. Há mais de um Felipe na bíblia e um deles é o apóstolo. Ele foi instrumento de Deus no chamado de Natanael.

Gabriel: seu nome significa “homem de deus”. Gabriel foi considerado o anjo da anunciação

Isaac: significa riso ou ou “ele ri”, também pode significar filho da alegria

Israel: é o homem que vê Deus ou o homem que luta com Deus, também é aquele que persevera no Senhor, que espera em Deus

Jacó: na Bíblia, Jacó é irmão de Esaú e é conhecido por aquele que lutou com Deus, que agarra pelo calcanhar;

Jeremias: significa “o Senhor é exaltado”. Nome com origem hebraica Yirmeyahu, Jeremias foi um dos maiores profetas no Antigo Testamento.

João: significa graça de Deus ou é o agraciado por Deus ou també “o Senhor é gracioso”.

José: significa Deus acrescentará ou “aquele que acrescenta” ou “Deus multiplica”. Na Bíblia, destacam-se dois personagens com esse nome. José, filho de Jacó, tornou-se o preferido do pai, porque era o primeiro que Jacó teve com Raquel.

Levi: é um nome que traz o significado de ligação, elo, junção. Pode significar também unido. No Antigo Testamento, ele representa a união de Lia e Jacó. Levi foi o terceiro filho de Jacó com sua primeira esposa, Lia. A partir dele nasceu uma das tribos de Israel, os levitas.

Mateus ou Matheus: é o presente ou dádiva de Deus. Um dos mais populares nomes bíblicos masculinos que começam a letra M; Mateus é nome de um personagem bíblico, mencionado como um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele era um cobrador de impostos da época de Herodes em Cafarnaum, e foi convidado por Jesus para segui-lo.

Malaquias: mensageiro de Deus ou anjo.

Miguel: significa quem é como Deus? Tem origem no hebraico Mikhael, formado a partir da junção dos elementos Mikhayáh e El. Este nome é citado cinco vezes na Bíblia como um arcanjo e é tido como um símbolo de humildade diante de Deus.

Moisés: significa “tirado das águas”, embora um estudo linguístico aponte que tenha origem egípcia e signifique simplesmente “filho”, já que o fonema “séis” é a representação de “filho de” em egípcio, assim como Ramessés.

Natanael: significa “dádiva de Deus”. Tem origem hebraica, Nethanael.

Pedro: seu significado é ‘rocha’ ou ‘rochedo’. O personagem bíblico Pedro foi um dos discípulos mais próximos de Jesus, além de ser também considerado um dos principais pilares da igreja católica primitiva. Pelo fato de ter atendido ao pedido de Jesus construindo a primeira Igreja, o apóstolo Pedro é considerado o primeiro papa.

Paulo: significa pequeno. Tem sua história contada no Novo Testamento da Bíblia, no livro dos Atos dos Apóstolos, e até hoje é um santo muito venerado entre os católicos.

Rafael: significa curado por Deus. O arcanjo Rafael, por ter acompanhado Tobias de Nínive à Média, passou a padroeiro dos caminhantes

Samuel: tem o significado de “Deus ouve” ou “nome de Deus”. Samuel foi um profeta e último juiz de Israel. Ele também foi o filho tão desejado de Ana, uma das mulheres de Elcana e que era estéril.

Tiago: significa ‘suplantador‘ ou ainda ‘o que segura o calcanhar‘. Também pode ser lido como ‘aquele que ultrapassa‘. É conhecido como “Santiago Maior”, “São Tiago”, “Tiago, o justo”.

Timóteo: significa “aquele que honra a Deus”, “o que respeita os deuses”. Tem origem grega, Timótheo. Na bíblia, era um acompanhante missionário de Paulo.

Nomes bíblicos compostos

Há quem prefira nomes compostos. Realmente eles tem peso duplo e por isso, são queridinhos de muitas mamães e papais. Eles também tem um significado e elencamos, também por ordem alfabética, os nomes bíblicos masculinoscompostos para você se inspirar

Antônio Marcos: significa um guerreiro inestimável, muito valioso.

César Augusto: significa “o que tem cabelos compridos” ou imperador sagrado.

Davi Lucas ou Davi Lucca: refere-se ao predileto iluminado. O querido que tem luz.

Gabriel Henrique: é o que governa a casa como uma fortaleza de Deus, o senhor do lar.

João Felipe: amigo do cavalo, abençoado por Deus.

João Guilherme: significa protetor corajoso agraciado por Deus.

João Lucas: uma mistura de dois dos principais nomes bíblicos masculinos. Significa o luminoso que é abençoado por Deus.

João Marcos: Deus guerreiro cheio de graça.

João Miguel: é um nome composto por dois nomes fortes: João, Iohanan, que quer dizer “agraciado por Deus” ou “Deus é cheio de graça” e Miguel, Mikhael, que quer dizer “quem é como Deus?”, cujo significado sugere que ninguém é como Deus.

João Pedro: rocha protegida por Deus, abençoada por Deus.

João Tadeu: agraciado por Deus.

Jonas Miguel: significa pombo, aquela ave que é muito importante nos evangelhos;

Lázaro Gabriel: remete-se a dois grandes nomes da Bíblia. Deus é meu socorro é o principal significado para esse nome bíblico composto.

Lucas Daniel: o iluminado e justo. Também pode significar Deus é meu juiz.

Lucas Gabriel: significa “o homem de Deus que vem da Lucânia”, “homem de Deus forte e luminoso”. A Lucânia era uma região italiana e tem sem nome calcado na raiz lyke, luc, luk, que significa “luz”, portanto Lucas também pode significar “luminoso”

Lucas Paulo: aquele que é humilde, que tem luz. A origem do nome Lucas Paulo é Latim e variável do nome Luca, que significa Brilhante, Iluminado, que veio de Lucânia.

Natan Rafael: significa o presente de Deus que foi curado por Ele. É um nome que tem ganhado popularidade.

Pedro Miguel: ao colocar o nome do seu filho de Pedro Miguel, você está colocando o significado cheio de força, uma vez que tem dois nomes fortes em um só, e o nome significa: “Deus incomparável”.

Pedro Paulo: significa pequena rocha ou pequeno rochedo. É um nome bíblico pois pertencente ao fundador da igreja cristã e um dos discípulos de Jesus. Isso fez com que o nome Pedro fosse difundido em todo o mundo.

Samuel Serafim: significa o iluminado que ouve Deus, que obedece a Ele.

Nomes em inglês para meninos

Aaron: significa montanha alta ou exaltado.

Adam: é o nosso Adão em português e significa homem ou solo vermelho, remete-se ao livro Gênesis.

Elijah: a versão para o português é Elias e é um nome com muito significado religioso que significa Meu Deus é o Senhor!

Eri: significa guardião.

Hiel: significa Deus vive ou a vida de Deus.

Isaiah: significa Deus é a salvação. É o nosso Isaias, que foi um nome de forte presença nas esculturas sagradas.

James: é semelhante à Tiago e o significado também: remete-se aquele que agarra pelo calcanhar.

Jeremy: no português é Jeremias e significa “exaltação do Senhor”.

Joseph: significa Deus dará e na tradução é José, filho de Jacó na bíblia.

Joshua: significa Senhor é salvação. Já a tradução desse nome bíblico masculino é Josué.

Matthias: significa é um dom de Deus, uma dádiva, um presente. Na tradução ao português é como se fosse o nosso Matheus.

Michael/Micah: assim como a tradução ao nosso Miguel, significa “quem é como Deus?”.

Noah: significa descanso, repouso. É o inglês de Noé, que é um nome muito importante e fundamental na Bíblia.

Nehemiah: significa aquele que é consolado por Deus;

Paul: tradução de Paulo e significa pequeno.

Peter: significa rocha e no português é chamado de Pedro.

Phillip: significa amigo de cavalos e na tradução é o nosso Filipe.

Samson: é o significado de sol e na tradução seria o nosso Sansão.

Simon: significa aquele que ouviu ou ouvinte. O nome aparece na Bíblia em diversos momentos, mas o principal é quando ajuda Jesus a carregar a cruz.

Stephen: significa coroa ou coroado. Na tradução ao português é o nosso Estevão ou Estevam.

Thaddeus: significa coração, na tradução seria o nosso Tadeu.

Thomas: significa gêmeo e no nosso português é Tomás ou Tomé.

Timothy: colocar o nome do seu filho de Timothy é representar a honra a Deus;

Uriah: significa Deus é minha luz.

Zachary: significa Deus recorda e traduzindo para o português é o nosso Zacarias.