Pedra Hume: conheça os benefícios para a saúde e beleza

0 352

Aquela pedrinha bem pequenininha que tem memória afetiva em quase todo mundo é chamada de pedra hume. Sim, sua avó provavelmente a recomendou para você colocar diretamente na sua afta e, em segundos, a sua boca amorteceu. É dessa pedrinha que vamos falar.

Semitransparente e meio branquinha, ela é feita do mineral alúmen de potássio, que é um mineral bactericida e possui inúmeros benefícios para a nossa saúde e beleza. Por ter propriedade anticicatrizante, a pedra hume é indicada para tratar aftas e pequenas feridas e serve para alívio de pequenos ferimentos na pele como cortes de pós-barba, depilações, manicure e pedicure.

Para que serve a pedra hume?

Pedra Hume: veja pra que serve e saiba os benefícios
A versão spray é bastante utilizada para pequenos ferimentos na pele (Foto: Divulgação)

Muito utilizada na indústria de cosmético, a pedra hume é múltipla, porque também é recomendada para a área da saúde. É antisséptica, hemostática, adstringente e cicatrizantes. Veja abaixo, algumas de suas funções:

1 – Tratamento de aftas

Este é, sem dúvida, um remédio natural muito utilizado no tratamento de aftas na boca, pois suas propriedades antibacterianas e cicatrizantes combatem diretamente as bactérias da aftas ajudando assim, na eliminação imediata delas.

  • Como usar: dilua duas colheres de sopa de grão ou pó de pedra hume em uma xícara de água. Faça gargarejo por pelo menos duas vezes ao dia na região afetada. Você pode optar por colocar a pedrinha direto na afta e contar 30 segundos. É uma alternativa também, porém, recomendamos não ingerir o líquido acumulado, pois sua ingestão pode causar problemas graves e até hemorragia.

2 – Cicatriza feridas

Ela é um produto considerado cicatrizante justamente por sua função antisséptica, por isso, é recomendada em casos de pequenos cortes na pele onde há sangramento leve. Repare na sua manicure, que ao retirar afundo a cutícula e, sangras, passa um produtinho que resolve na mesma hora. Pois bem. É a pedra hume!

  • Como usar: geralmente em casos de feridinhas na pele é utilizada a versão da pedra huma em pó. Age rapidamente e deixa o machucado bem sequinho.

3 – Diminui odor e suor

Tem função direta no fechamento dos poros e, por isso, forma uma camada sob a pele, o que faz eliminar as bactérias no local e reduzir a transpiração e mau cheiro.

  • Como usar: molhe a pedra com um pouco de água e passe diretamente na região da axilas ou vá até uma farmácia e escolha um modelo de spray e use-o como desodorante natural.

4 – Remove espinhas

A pedra hume tem ação adstringente e também tem função antibactericida e ao aplica-la, elimina as bactérias instaladas na região ou hematoma e remove as impurezas. Sim, ela funciona como uma limpeza profunda de pele, pois atua diretamente na prevenção de futuras espinhas, ajudando a dar um aspecto mais saudável e menos irritado à pele.

  • Como usar: aplique a pedra hume diretamente na espinha e deixe por alguns minutos. Em seguida lave a região com água fria e sabonete neutro.

5 – Controle à oleosidade

Se você tiver pele oleosa e não querer gastar com produtos mais caros, a pedra hume é uma excelente opção, pois com citamos acima, tem propriedade adstringente.

  • Como usar: num recipiente, acrescente duas colheres de pedra hume em pó com um pouquinho de água. Vá fazendo a misturinha até ficar homogênea. Aplique na pele e deixe agir por 10 minutos. Lave o rosto com água morna. Uma outra dica está em misturar o pó com clara de ovo e deixar agir no rosto por 20 minutos. Ele fica semelhante às mascaras faciais e devem ser retiradas também com água morna.

6 – Suaviza estrias

Os cristais que formam a pedra hume podem ser considerados esfoliantes. Por conta disso, auxiliam na redução de estrias no corpo.

  • Como usar: assim como qualquer produto esfoliante, você vai comprar a pedra hume em forma de sal e esfregar delicadamente, através de movimentos circulares na região de sua pele onde há estrias. Faça durante o banho e em seguida, passe um hidratante natural no corpo todo.

Onde encontrar?

Você pode encontrar a pedra hume em loja de produtos naturais, feiras e até supermercados. Além do formato sólido, ela pode ser encontrada em pó ou spray.

Em caso de irritabilidade, procure imediatamente seu dermatologista.

Veja como usar: