Plantas para o banheiro: 10 espécies que podem viver dentro de casa

0 182

Com o passar da idade, o paisagismo ultrapassa o limite do jardim da casa e invade outros cômodos. Cada vez mais há mais verde em todos os lugares da casa, inclusive nos banheiros. Mais que uma tendência, apostar em plantas para o banheiro virou necessidade. Porém, as condições de espaço e a pouca luz que há dificulta um pouco esse querer e, por ser um local bastante úmido, há de saber quais melhores espécies para investir. Separamos alguns modelos de plantas para o banheiro que vão conquistar você.

10 tipos de plantas para o banheiro

1 – Jiboia

Plantas para o banheiro: veja as 10 melhores espécies

Consideradas as plantas mais clássicas dos últimos tempos. A jiboia é uma das espécies de plantas para o banheiroque todo mundo já viu em um banheiro próximo de você. Sua folhas verde e com tons amarelados deixam o ambiente muito agradável e sim, elas sobrevivem superbem em ambientes a meia luz, ou seja, sem muita luminosidade.

  • Como cuidar: para cuidar das jiboias no banheiro recomendamos que você regue por, pelo menos, três vezes por semana. Já no inverno, a rega pode ser menor, duas vezes por semana. E um alerta: mantenha longe de crianças e animais de estimação, uma vez que essa espécie é tóxica.

2 – Espada de São Jorge

Plantas para o banheiro: veja as 10 melhores espécies

Outra opção de plantas para o banheiro que deixará o ambiente um pouco mais aconchegante é investir na espada de São Jorge. Essa planta sobrevive bem em ambientes internos, ou seja, sem presença de luz. Ela é uma planta de fácil cultivo e até gostam de ambiente úmidos.

  • Como cuidar: regue-as uma vez por semana e, no verão, aumente a rega para até duas vezes. Cuidado, o excesso de água pode apodrecer a planta.

3 – Plantas para o banheiro: Aloe Vera ou Babosa

Plantas para o banheiro: veja as 10 melhores espécies

Ahh…as suculentas! Elas amam umidade e são tipos perfeitos de plantas para o banheiro. As Babosas, também conhecidas como Aloe Vera são aquela planta que todo mundo deve ter em casa porque são consideradas medicinais e podem ser usadas em tratamentos de beleza nos cabelos e pele, pois tem propriedades antifúngicas e cicatrizantes.

  • Como cuidar: na hora de plantar, recomendamos drenar bem a terra e usar vasos grandes. A rega pode ser concentrada uma vez por semana e deve-se molhar um pouco suas folhas.

4 – Peperômias

Plantas para o banheiro: veja as 10 melhores espécies

São as plantinhas mais fofas que você vai poder decorar o seu banheiro. Há infinitas opções de peperômia, inclusive de tamanhos diversificados. As folhas são listradas e lembram a aparência de uma melancia. Elas gostam de pouca água e pouca luz, pois as folhas podem queimar no sol direto.

  • Como cuidar: a rega dessa espécie deve ser feita uma vez por semana e, no verão ou em dias mais quentes deve-se regar com mais frequência.

5 – Lírio da paz

Plantas para o banheiro: veja as 10 melhores espécies

O lírio da paz é uma espécie muito fácil de cuidar. É uma planta de porte pequeno, ou seja, cabe em qualquer cantinho no banheiro. O lírio da paz ama umidade e calor e vai amar ficar sob o box ou pertinho do chuveiro. Suas folhas são bem verdes e as flores brancas.

  • Como cuidar: regue a planta frequentemente, apenas tome o cuidado de não afogar a terra. Borrifar as folhas em dias secos é uma excelente dica que damos e a cada seis meses, deve-se adubar a terra do vasinho em que ela está. Um alerta para crianças e bichinhos de estimação: ela é toxica, portanto, mantenha ela fora do alcance deles.

6 – Antúrios

Plantas para o banheiro: veja as 10 melhores espécies

Os antúrios estão na lista de plantas para o banheiro porque são oriundos de florestas tropicais, ou seja, requer um solo úmido. Suas folhas podem ser vermelhas, brancas, rosas, salmão ou marrom e isso dependerá muito da sua região.

  • Como cuidar: essa espécie deve ser regada a cada três dias e adubada a cada seis meses.

7 – Caládios

Os caládios são lindos e perfeitos para complementarem a decoração do seu banheiro. Suas folhas grandes e com diferentes tonalidades de verde, branco e rosa darão um charme especial ao ambiente. Elas curtem meia-luz e necessitam de muita umidade.

Também fazem parte das plantas toxicas que devem ficar fora do alcance de crianças e animais.

  • Como cuidar: para saber se a caládio precisa de água você pode tocar na terra e se a ponta do dedo sair suja não será necessário regar. Caso seu dedo saia limpinho, ela está precisando de água. Sua rega deve ser feita a cada três dias.

8 – Costela de Adão

A costela de adão é um planta nativa da Mata Altântica e fica incrivelmente linda em ambientes internos. Se tiver só ela no cômodo ela emanara felicidade, porque ela é muito linda. É uma planta que se adapta em ambientes a meia-luz e você só se preocupará com luz direta nela em dias nublados ou durante o inverno.

  • Como cuidar: mantenha seu vasinho sempre úmido, porém sem encharcar e a rega dela deve ser feita de uma a duas vezes por semana.

9 – Zamioculcas 

Sem dúvidas, as zamioculcas são as plantas perfeitas para ambientes internos. No banheiro elas ficam perfeitas porque não dependem da luz direta para manterem-se vivas.

  • Como cuidar: elas podem ser regadas uma vez por semana e o adubo pode ser trocado a cada seis meses. Um alerta está no excesso de água. Elas detestam e morrem por isso. Fique sempre de olho se elas amarelarem, é um sinal de que estão recebendo mais água do que necessitam.

10 – Avenca

A décima dica de plantas para o banheiro que damos está nessa lindeza de espécie: a avenca. Suas folhinhas são graciosas, miudinhas e ficam lindinhas num vasinho encima da pia. Você pode também optar em coloca-las num macramé pendurado. Quando elas caírem, deixarão o ambiente incrível.

  • Como cuidar: apesar delas apreciarem umidade, a rega deve ser constante e a sua terra deve se manter úmida para elas não morrerem. Não deixe o vaso muito perto de ventos fortes, elas detestam.