Plantas para quarto: veja as 10 melhores espécies

0 144

Cada vez mais, o verde está invadindo os ambientes internos. Elas saíram do jardim e invadiram não só a sala, como banheiros, cozinhas e quartos. Sim, há plantas em todos os lugares da casa. Porém, não é necessário apenas uma harmonização no ambiente, mas sim, a planta certa para aquele ambiente. Pensando nisso, separamos 10 espécies de plantas para quarto que vão não só combinar com o ambiente como também vão viver tranquilas e fortes nele.

10 espécies de plantas para quarto

1 – Lavanda (Alfazema)

Além do cheiro maravilhoso, a lavanda é uma planta para quarto ideal, pois é indicada também para acalmar ânimos, estresses e ansiedades. Conhecida como alfazema, ela tem poder energético, ou seja, é excelente auxiliar na melhora da qualidade do sono.

  • Como cuidar –  Elas gostam de sol, portanto, vale deixar a espécie mais próxima da janela ou num local onde pega a fresta do sol. Precisam ser regadas diariamente, mas cuidado em não encharcar.

2 – Avenca

As avencas são as queridinhas de ambientes internos, porque elas amam calor e umidade e não curtem muito raios solares em excesso. Ficam lindas ao lado da cama ou penduradas. Energeticamente são fundamentais pois ativam a sabedoria e afloram a espiritualidade.

  • Como cuidar – Recomenda-se não deixa-las próxima às janelas, uma vez que pode ventar muito e elas não se sentirem bem. As avencas são plantas para quarto e demais ambientes internos porque não precisam de luz solar direta. Nas estações do ano mais quentes, devem ser regadas a cada dois dias, para manter o solo úmido. Mas, no inverno, o ideal é que se espere o solo secar levemente antes de realizar a próxima rega.

3 – Espada de São Jorge

Planta para quarto: veja as 10 melhores espécies

Além de ser uma planta muito poderosa, a espada de São Jorge complementa a lista de plantas para quarto porque se adapta bem à ambientes internos. Além do mais, ela consegue filtrar as impurezas e energias negativas do ambiente e deixa a decoração muito afetiva.

  • Como cuidar – Elas resistem bravamente à falta de luz e sua rega pode ser uma vez por semana nas estações do ano mais quentes e a cada dez dias no outono e inverno.

4 – Suculentas

Planta para quarto: veja as 10 melhores espécies

As suculentas são versáteis.  vários tamanhos, formatos e cores, ou seja, dá para investir e ter um ambiente diversificado. São espécies que conseguem sobreviver a ambientes fechados muito bem, pois possuem um reservatório de água no seu caule que permitem essa sobrevivência. Por conta disso, incluem a lista de plantas para quarto.

  • Como cuidar –  Depois de escolherem o vaso e adubação certa, a rega dela pode ser feita uma vez por semana.

5 – Lírio da Paz

Planta para quarto: veja as 10 melhores espécies

O lírio da paz é uma planta para quarto ideal, pois é fácil de ser tratada. Ela também combina com diferentes cores, texturas e deixa o ambiente mais bonito. As flores do lírio da paz são benéficas e aumentam a umidade do ar e também, diminuem os micróbios causadores de alergias respiratória.

  • Como cuidar – O lírio da paz precisa ser cultivado na sombra e em lugares mais aquecidos. Gosta de um solo úmido (não encharcado) e é necessário regá-lo, pelo menos, três vezes por semana. Em dias mais quentes, borrife água nas folhas.

6 – Hera

 

 

Plantas para quarto: veja as 10 melhores espécies

Além de linda, a hera é uma planta muito poderosa pois, ela ajuda a reduzir a quantidade de mofo no ar, ou seja, energeticamente, a hera ampara quem sofre de crises asmáticas ou tem problemas respiratórios constantes. Um alerta: é uma espécie toxica para o consumo, portanto, coloque-a fora do alcance de crianças e animais de estimação.

  • Como cuidar – Sua rega deve ser feita com muita prudência, de duas a três vezes na semana, pois ela não fica bem quando está muito encharcada.

7 – Clorofito

Planta para quarto: veja as 10 melhores espécies

O clorofito é uma espécie perfeita para ambientes internos e são super fáceis de cuidar. Além de bonita ela tem função de purificar o ar e renovar as energias negativas. É aquela planta rústica que dará charme na composição do ambiente.

  • Como cuidar – Sua rega deve ser feita uma vez por semana e o clorofito é uma planta que não exige podas constantes. Recomenda-se deixa-la num local próximo às janelas, pois ela gostam de luz indireta.

8 – Palmeira-Bambu

Plantas para quarto: veja as 10 melhores espécies

Sim. Além de grande e pomposa, a palmeira-bambu pode complementar a listinha de plantas para quarto porque ela se adapta bem à ambientes internos. Ela é uma espécie que orna com qualquer decoração e você pode ousar num vaso bem praieiro para deixar um ambiente mais tropical.

  • Como cuidar – A palmeira-bambu gosta de umidade, por isso, mantenha sua terra molhada. A rega pode ser feita uma vez por semana e lembre-se que ela não gosta de receber luz solar diretamente.

9 – Dinheiro em penca

Plantas para quarto: veja as 10 melhores espécies

No Feng Shui a planta dinheiro em penca é ideal para trazer prosperidade ao lar. Ela é uma espécie que se adequa a ambientes fechados, portanto é ideal para o quarto. Tem um caimento que deixará o ambiente harmonioso e lindo.

  • Como cuidar – A dinheiro em penca gosta de ambientes se luz, ou seja, com sombra e vão amar o quarto escurinho. Mantenha seu vaso umedecido, é ideal para ela se desenvolver.

10 – Jasmim

Plantas para quarto: veja as 10 melhores espécies
(Foto: FreePik)

Assim como a lavanda, a jasmim é uma espécie muito aromática. Ela também tem a função de colaborar para a diminuição do estresse diário, pois é um calmante natural que todo mundo devia ter e pode colaborar com uma noite mais tranquila.

  • Como cuidar – Sua rega deve ser feita semanalmente. Mantenha o solo úmido e hidrate esporadicamente a planta. Ela é uma espécie que prefere luz natural, ou seja, sem ser direta e se desenvolvem bem à sombra.