Sabão de coco: veja os benefícios e saiba como fazer

0 155

O sabão de coco se tornou indispensável na casa das pessoas. Seja em barra, pó ou líquido a versão se popularizou e é muito útil na lavagem de roupas, louças e outras funções domésticas.

Benefícios

Dentro todos os tipos de sabão, o mais indicado é o de coco, pois sua composição não produz reações alérgicas e nem causa irritação na pele. Por conta disso, ele também o mais recomendado pelos médicos pediatras ao usar nas roupas de recém nascidos. E apesar de todas as outras fórmulas usarem o óleo em sua receita, o óleo de coco, utilizado no sabão de coco, ainda está no topo das preferências quando o assunto é sustentabilidade.

A reciclagem da gordura é o fim mais adequado, porque evita o descarte desnecessário na pia e é muito mais benéfico ao meio ambiente. Vale ressaltar que, diferentes dos convencionais, o sabão de coco rende mais e com apenas uma pequena quantidade é capaz de limpar sem desperdício.

Sabão de coco tira mancha das roupas?

Sim. Ele é muito eficaz na hora d remover manchas de qualquer tipo de tecido. Ele também é muito útil na hora da lavagem de roupas finas e delicadas e é complemento ideal no branqueamento de roupas brancas manchadas. O sabão de coco é uma opção versátil, menos agressiva e ecológica para esse fim.

Sabão de coco é bom para os cabelos?

Versátil, ele é usado ao lavar a casa, as louças, as roupas e até mesmo o cabelo. Isso mesmo. Por não conter componentes químicos em sua fórmula caseira e ser 100% natural, ele é muito indicado para o tratamento capilar. Veja os benefícios:

  1. Nutrição das madeixas: ele tem função ativa na hidratação da fibra capilar
  2. Controle da oleosidade: devido ao seu poder de limpeza, o sabão natural de coco contribui para o controle da oleosidade do couro cabeludo
  3. Reconstrução do fio: muito indicado para controle de cabelos mais danificados
  4. Devolve o brilho: para cabelos ressecados, ao utilizar o sabão de coco por 3 vezes por semana, automaticamente ativará o brilho intenso das madeixas
  5. Combate os fungos: por ter ação antioxidante, ajuda no combate de alergias e caspas no couro cabeludo

Para garantir o uso correto dele no cabelo, é importante lembrar que ele será o substituto do shampoo convencional. Na hora do banho, use o sabão de coco e logo após passe o condicionador ou mascara capilar de sua preferência.

Como fazer sabão de coco?

Fazer sabão de coco é resultado de toda uma geração passada. Antes mesmo de ter produtos industrializados, as mulheres faziam o próprio sabão. E isso era passado de mãe para filha. Porém, hoje em dia, as pessoas mais jovens sequer sabem disso e muito menos que ele tem outras finalidades.

Versão em barra:

Sabão de coco: veja os benefícios e saiba como fazer
(Foto: FreePik)

Ingredientes

  • 2 litros de óleo de cozinha limpo e coado
  • 500g de soda cáustica em escamas ou flocos
  • 2 cocos frescos ralados
  • 700ml de água
  • 125m de álcool de cereais

Preparo

  • Bata o coco com água no liquidificador até obter uma pasta grossa
  • Cozinhe a mistura até reduzir ¾ do volume
  • Aqueça o óleo em outra panelas
  • Num balde, dissolva a soda com um pouco de água quente (nessa parte tenha cuidado e use luvas protetoras)
  • Depois, junte o óleo e a mistura de coco e mexa bem
  • Despeje essa mistura em travessas de bolo retangular e deixe endurecer.
  • Corte no formato que preferir.

Se você optar por deixá-lo no formato granulado para usar em lavagem de roupas é só ir mexendo a cada 10 minutos no balde até que ele fique mais granulado.

  • Caso você opte por fazer sabão de coco para passar no cabelo, não utilize a soda cáustica.

Versão líquida

Sabão de coco: veja os benefícios e saiba como fazer
(Foto: FreePik)

Ingredientes

  • 200 gramas de sabão de coco caseio
  • 2 litros Água
  • Ralador

Preparo

Rale o sabão de coco em barra, pode ser o que você fez de forma caseira ou comprado.

Em uma panela, ferva a água e depois acrescente na tigela com o sabão já ralado. Conforme você vai mexendo, a barra ralada vai dissolvendo. Pronto, está feito sua versão líquida deste maravilhoso produto.

Vale reforçar que se você for passar o sabão líquido no cabelo, tem de conferir se na barra ralada não há componentes que possam danificar o couro cabeludo. Se fizer o sabão caseiro, não esqueça que se for usá-lo para tratamento capilar, tem de retirar a soda cáustica.