Tipos de cachos: como descobrir seu e por que isso é importante

0 124

Cada cabelo tem um tipo específico. Desde os mais lisos aos cacheados. Mas, você sabia que há nomes para cada tipos de cachos, por exemplo? Sim, há vários tipos de cabelos cacheados e para cada modelo, há um tratamento específico. Confira quais os nomes e veja como fazer para mantê-los sempre viscosos e brilhantes.

Quais são os tipos de cachos que existem?

tipos de cachos

As curvaturas ou tipos de cachos  são divididos em três grupos: ondulados, cacheados e crespos. Para facilitarem na identificação, eles foram divididos por letras e números. Calma. Parece complicado, mas não é. Vamos explicar certinho abaixo.

Números

2: significa um cabelo ondulado

3: é o número destinado à cabelos cacheados

4: o número dado aos cabelos crespos

Letras

A: quando o tipo de cabelo tem nível de ondas mais soltas

B: um cabelo com ondulação definida

C: destina-se a cabelos com cachos menores e bem definidos

Tipos de cachos: ondulados

Tipos de cachos: saiba quais são e veja qual é o seu
(Foto: FreePik)

Agora que você já sabe como são denominadas as nomenclaturas das curvaturas dos tipos de cachos existentes, vamos começar falando dos cabelos ondulados, ou seja, os cabelos do tipo 2.

O cabelo ondulado tem ondas no formato S que podem ser em toda sua extensão ou apenas nos comprimentos. Para isso, eles foram subdivididos pelos seguintes tipos:

  • Tipo 2A: há ondulações superleves, quase imperceptível, desde o fim do comprimento até a raiz. É um cabelo onde a curvatura perde-se com muita facilidade, porém, dependendo do clima, tem ondinhas leves.
  • Tipo 2B: neste modelo, os cabelos ondulados possuem ondas mais marcantes, ou seja, as ondas surgem de forma gradativa no comprimento dos cabelos.
  • Tipo 2C: é um cabelo onde a curvatura aparecem logo na raiz e seguem bem acentuadas até o fim do comprimento. Pode ser definido como pré-cachos mas ainda assim, de maneira mais leve.

Se você tem um cabelo ondulado e vive reclamando de seus fios, que não são nem lisos e nem cacheados, essa dica é pra você! Para mantê-los hidratados e sempre vivos, aposte em cremes de pentear que não tenham uma grande quantidade de óleo ou ativadores de cachos. Isso dará mais leveza ao formato deles.

Cabelos cacheados

Tipos de cachos: saiba quais são e veja qual é o seu
(Foto: FreePik)

 Os cabelos cacheados complementam a lista dos tipos de cachos. Diferentemente do ondulado, os formatos cacheados possuem o formato em espiral e se estendem por todo o fio. Estes tipos de cabelos são, consequentemente, mais fáceis de manter-se delineá-los. Se bem tratados, permanecerão intactos e cacheados por mais tempo. Veja os tipos existentes:

  • Tipo 3A: um tipo de cacheado mais fino e possui cachos fixos desde a raiz.
  • Tipo 3B: neste modelo, os cachos são menores porem mais definidos. Há bastante volume neste cabelo e geralmente as pontas são mais ressecadas.
  • Tipo 3C: os cachos neste formato são quase crespos, ou seja, umas ondas grossas e mais compactas entre si.

Se você pertence aos tipos de cachos de cabelos cacheados a recomendação para mantê-los sempre lindos e vibrantes é usar os dedos para desembaraçar após a lavagem normal. Durante este processo, você pode usar a mascara ou creme de pentear de sua preferência para dar definição aos cachos. E, uma dica: prefira penteá-los com pente em vez de escova e comece sempre das pontas até a raiz.

Tipos de cachos: crespos

Tipos de cachos: saiba quais são e veja qual é o seu
(Foto: FreePik)

Os cabelos crespos são incrivelmente lindos. Eles vieram da origem afro-descendente e chegaram para marcar presença nas mulheres. Geralmente são cachos mais secos e frágeis, por isso, um investimento maior na hidratação. A turma dos crespinhos são da nomenclatura de número 4. Veja abaixo:

  • Tipo 4A: é um tipo de crespo que lembra o tio 3C só que os cachos do crespo são um pouco mais grossos e firmes.
  • Tipo 4B: é um tipo de cabelo mais densa e frágil e as mechas são em formato em Z.
  • Tipo 4C: este é um modelo de cabelo crespo super fechado, os cachos são quase imperceptíveis e estreitos.

Para deixar os crespos sempre bonitos e volumosos a dica que damos é lavá-los com água morna-fria. Nunca quente, pois o calor resseca ainda mais os fios. Invista numa hidratação própria, ou seja, use produtos adequados que sempre terá um cabelo bonito e saudável. Faça uma hidratação profunda a cada quatro semanas, para manter os fios sempre fortalecidos.