Veja como tirar as medidas do seu corpo

0 174

Em sua memória, com certeza há uma passagem de alguém (ou a avó ou uma costureira) medindo seu corpo com uma fita métrica. Mas e quando precisamos nos adiantar e tirar as medidas do seu corpo sem o auxílio de outra pessoa? Como fazer? Essa é uma dúvida que toda mulher já teve em algum momento da vida.

Para que essa dúvida acabe de vez, selecionamos um passo a passo para você memorizar e aprender de fato, como tirar as medidas do seu corpo. Afinal, hoje em dia, com a correria, quase nunca temos tempo de irmos até uma costureira e acabamos comprando tudo pela internet. Portanto, é necessário estarmos prevenidas.

Passo a passo para tirar as medidas do seu corpo

Antes de tudo é preciso saber os nomes das medidas que representam o corpo humano – tanto para mulheres quanto para homens. São elas: busto, cintura e quadril, mas também dá para medir as coxas, bumbum, pernas e braços. Todas elas complementam a tabela de medidas.

  • Busto: posicione a fita métrica na ponta dos mamilos e dê a volta no corpo pelas costas. Ideal para saber a metragem de sutiãs, tops e o tamanho certo de camisetas e blusas.
  • Braço: no caso dos braços e antebraços, deve-se medir primeiro ao redor da maior parte de cada antebraço – abaixo do cotovelo. No mesmo sentido, a parte superior do braço deve ser medida ao redor da maior parte de cada lado, que é acima do cotovelo. Já para medir as mangas é necessário dobrar o cotovelo descansando a mão sobre o quadril e, para fazer isso sozinho, você deve contar com a ajuda de um fita adesiva para colar a fita métrica em seu ombro e com a outra mão poder medir até a região do pulso.
  • Tórax: para medir essa região é necessário concentrar a fita métrica logo abaixo dos seios. Fixe no ponto central do corpo e dê a volta em seu corpo.
  • Cintura ou Abdômen: para medir sua circunferência abdominal, é importante posicionar a fita métrica no ponto médio entre as duas últimas costelas e a parte superior do osso ilíaco (aquele do quadril). Se você não sabe onde ele se localiza, basta passar a fita na altura do umbigo, envolvendo todo o diâmetro do corpo nessa região.
  • Cintura baixa: região localizada dois dedos abaixo do umbigo. Para medir essa parte do corpo você deve concentrar a ponta da fita métrica na altura do umbigo e contornar o corpo. Geralmente essa medida é indicada para definir o cós da calça.
  • Quadril: para medir o quadril você deve concentrar a ponta da fita métrica na região direita do seu corpo. Vale lembrar que, durante a metragem do quadril, as pernas devem estar fechadas. Essa metragem é essencial para saber as medidas corretas de uma calça, por exemplo.
  • Pernas: para medir as pernas, você pode escolher medir a uma palma para baixo do quadril. Isso será fácil de replicar em medidas posteriores. Se preferir, veja a parte de maior largura da perna e identifique alguma marca para te guiar nas próximas medições.

Como fazer para medir o corpo na vertical?

Veja as dicas de como tirar as medidas do seu corpo
(Foto: FreePik)

Passado o aprendizado de como medir as partes do nosso corpo, vem o desafio de medir o corpo na vertical. Parece complicado, mas não é! Para tirar as medidas verticais, a fita métrica deve permanecer esticada e atenção: a fita não deverá acompanhar as curvas do corpo.

Você também pode também pode tirar as medidas do seu corpo sozinha. Você vai precisar de:

  1. Fita métrica
  2. Espelho de corpo inteiro
  3. Uma fitinha ou barbante – para demarcar a cintura, por exemplo.
  4. Papel e caneta para anotar as medidas

Posicione a fita na vertical no fim do pescoço até a cintura natural, ou seja, a parte mais fina do torso, respeitando as curvas do seu corpo como os seios. Já para medir o comprimento das pernas+cintura você deve posicionar a ponta da fita métrica na região da cintura baixa (aquela dois dedos abaixo do umbigo) até o calcanhar.

Processos de como tirar as medidas do nosso corpo verticalmente são indicados para saber os comprimentos de uma roupa. Geralmente de vestidos, saias, paletós e pantalonas.

Se você não for mandar fazer a roupa em uma estilista ou alfaiataria, pelo menos você já tem a medida certa do comprimento ideal para seu corpo. Estes detalhes também são importantes na hora de comprar uma roupa pela internet, por exemplo.

Posso usar roupa quando for tirar medida do corpo?

Sim. Para que as medidas sejam precisas quanto as características corporais, é interessante que os modelos estejam utilizando roupas de baixo. Além disso, deve-se cuidar para que a fita métrica não fique excessivamente apertada ou frouxa ao corpo.

Quais os tamanhos de medidas no Brasil?

Depois que você conseguir tirar medida do seu corpo, o próximo passo está em saber quais os números da tabela de roupas no Brasil. Geralmente vai do PP ao EXXG. Veja abaixo a tabela:

  • Tamanho PP: veste 34/36 e tem 85 cm de busto e 54-68 cm de cintura
  • Tamanho P: veste 36/28 e tem 90 cm de busto e 60-78 cm de cintura
  • Tamanho M: veste 38/40 e tem 95 cm de busto e 64-82 cm de cintura
  • Tamanho G: veste 40/42 e tem 100 cm de busto e 68-86 cm de cintura
  • Tamanho GG: veste 44/46 e tem 105 cm de busto e 72-90 cm de cintura
  • Tamanho XG: veste 48/50 e tem 110 cm de busto e 74-94 cm de cintura
  • Tamanho XXG: veste 52/54 e tem 121 cm de busto e 90-100 cm de cintura
  • Tamanho EXXG: veste acima de 60 e tem 126 cm de busto e 100-114 cm de cintura

Agora que você já sabe o tamanho das medidas da tabela brasileira agora ficou mais fácil escolher o modelo certo de roupa. Porém, uma última dica que damos está em ficar ligada à fabricação. Alguns modelos são menores que os outros. Portanto, ao resolver comprar uma roupa pela internet, certifique-se desse risco. E, se puder, compre pessoalmente e experimente antes de levar pra casa.